A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) deu um passo importante para sua estruturação econômica e modernização na prestação de serviço aos alagoanos com a assinatura de um contrato de perdas entre a Casal e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
A parceria foi assinada pelo presidente da Casal, Jessé Motta Carvalho Filho, e pelo presidente da Sabesp, Gesner José de Oliveira Filho, na presença do governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, e do governador de São Paulo, José Serra. A solenidade ocorreu no prédio-sede da Casal e contou com a presença de secretários de Estado, lideranças políticas, além de diversas autoridades. O coro da Casal, Águas que Cantam, abrilhantou o evento cantando músicas regionais e o hino brasileiro.
O acordo firmado entre a Casal e a Sabesp tem sua formatação inédita entre empresas públicas de saneamento brasileiras. O valor do contrato é da ordem de R$ 25 milhões e terá seu plano de ação desenvolvido em Maceió. As ações se concentram na redução de perdas com intervenções nas redes de distribuição, nos medidores e na área comercial, melhorando o abastecimento na capital de Alagoas. As ações objetivam também a diminuição em 15% das perdas em um período de 18 meses e o incremento de receita da Casal, além da preservação dos mananciais da região. A receita adicional gerada será compartilhada entre as empresas durante a vigência do contrato.
SOLENIDADE – No discurso, o presidente da Casal destacou a importância do contrato entre as companhias e para a população alagoana. “Hoje é um dia histórico para o saneamento de Alagoas, com a assinatura desse contrato, pois saneamento e saúde são básicos para população”, disse o presidente da Casal, ressaltando que “estamos trazendo o que há de melhor no mundo em redução de perdas. Esse contrato firmado hoje tem uma formatação inédita e será exemplo para outras companhias de saneamento estaduais”.
Gesner de Oliveira detalhou que a Sabesp e a Casal já estão engajadas em uma compra em conjunto de insumos para diminuir as perdas das Companhias. “Estamos atacando as perdas e a sequencia deste contrato é a cooperação de compra em conjunto para reduzir as perdas na compra de insumos”, revelou o presidente da Sabesp. Ele enfatizou também que o contrato vai ser uma troca de conhecimentos entre as Companhias. “Vamos aprender com a realidade de Maceió e a Casal também com os nossos trabalhos em São Paulo”, assinalou.
José Serra falou sobre o trabalho da Sabesp em São Paulo durante seu governo. O governador de São Paulo mostrou que a Empresa conseguiu reduzir a perda de água destinada para consumo humano e industrial de 32% para 27%. “Nossa meta é chegamos aos 13%”, disse ele, lembrando que investimento em saneamento é uma economia para os gatos com a saúde da população.
O governador de Alagoas traçou um perfil da situação econômica da Casal e detalhou alguns investimentos da Companhia, como a inauguração de melhorias no abastecimento da cidade de Batalha, ocorrida também nesta sexta-feira. “A nova Casal começa a chegar junto da população. Hoje vimos as pessoas fazendo festa no povoado de Saúde de Baixo [Zona Rural de Batalha]”.