Um confronto em uma penitenciária do estado mexicano de Durango (norte), com armas de fogo e até granadas, deixou 19 mortos e 26 feridos na noite de sexta-feira (14), anunciaram as autoridades neste sábado (15).
Grande parte morreu durante um confronto entre gangues rivais dentro da prisão, na cidade de Gomez Palácios, disse Barabara Ramirez, porta-voz do secretário de Segurança do Estado.
"Participaram internos de vários grupos antagônicos utilizando armas de fogo e armas cortantes. Os agentes localizaram até uma granada de fragmentação, que teve que ser detonada no local", informa um comunicado da Secretaria de Segurança Pública de Durango (SSP).
Os 19 réus mortos já foram identificados pelas autoridades na madrugada deste sábado. Mais de 300 oficiais da Polícia Federal Preventiva (PFP), do Exército e agentes estaduais e municipais foram mobilizados para restaurar a ordem.
O secretário de Segurança Pública de Durango, Jorge Torres, descreveu a penitenciária como uma "bomba-relógio", já que o local abriga presos que cometeram crimes comuns e outros de fórum federal, principalmente relacionados ao narcotráfico.