Alagoas de novo na Série B: ASA empata com o Rio Branco no Acre e garante vaga

O ASA empatou com o Rio Branco (AC) pelo placar de 2 a 2, no Estádio Arena da Floresta, na noite deste domingo, 15, em Rio Branco, capital acreana e conseguiu a tão sonhada classificação para a Série B do 2010. O Alvinegro arapiraquense soube suportar a pressão do time da casa no final do jogo, por estar com um jogador a menos. Os gols que garantiram o campeão alagoano na segunda divisão foram marcados por Edson Veneno e Nena.

O ASA iniciou a etapa inicial da partida que vale o acesso para a Série buscando a marcação do primeiro gol e pressionando o time acreano. Os donos da casa optaram por deixar a partida truncada parando o jogo com faltas. A primeira chegada ao ataque do time do ASA aconteceu aos 7 minutos da etapa inicial. O meia Rodriguinho invadiu a grande área e chutou forte cruzado, o artilheiro Nena não alcançou a bola que foi pela linha de fundo.

O ASA seguia em busca do seu primeiro gol na partida e dominava a partida e pressionava o time do Rio Branco que estava atordoado em campo. E de tanto pressionar o Alvinegro arapiraquense abriu o placar aos nove minutos da etapa inicial. Após uma bela jogada do ataque do time alagoano, Didira cruzou e o zagueiro Edson Veneno cabeceou com força para o fundo das redes do goleiro Douglas.

Não deu tempo para comemorar. Dois minutos depois o Rio Branco empatou a partida. O volante Ivo derrubou o atacante Rogério Tarauacá dentro da área. O árbitro Wagner Tardelli marcou a penalidade. Na cobrança, o lateral direito Ley deslocou o goleiro Tuti empatando a partida. O Rio Branco empurrado pela torcida passou a dominar a partida após o gol de empate. Aos 16 minutos da etapa inicial, o atacante Rogério recebeu bola pela direita e chutou rasteiro. A bola acertou a rede na rede pelo lado de fora.

O meia do ASA Fábio Lopes cometeu falta dura na intermediária e recebeu o primeiro cartão do jogo aos 18 minutos da primeiro tempo. Um minuto depois, o volante do Alvinegro arapiraquense, Ivo cometeu falta próximo à grande área, e também foi punido com o amarelo.

O ASA sentiu o gol de empate e passou a errar muitos passes e não saia com velocidade para o ataque que é a sua marca registrada. Aos 24 minutos da etapa inicial, o time acreano chegou mais uma vez com perigo ao gol de Tuti, o atacante Juliano César recebeu um ótimo lançamento, porém o goleiro do ASA realizou boa defesa.

O ASA chegou ao gol de desempate aos 29 minutos da etapa inicial. Após cobrança de escanteio do lateral direito Ricardinho, o atacante Nena marcou de cabeça o seu oitavo gol na competição e recolocou o Alvinegro arapiraquense em vantagem no marcador.

O ASA quase chegou na marcação do seu terceiro gol na partida. Aos 32 minutos da etapa inicial, o meia Fábio Lopes foi lançado e deixou dois marcadores para trás, mas na hora da finalização chutou fraco nas mãos do goleiro Douglas.

Após a marcação do segundo gol, o Alvinegro arapiraquense seguia dominando a partida completamente. E desperdiçou mais uma oportunidade aos 39 minutos da etapa inicial. Após cobrança de falta, o goleiro Douglas espalmou a bola, que caiu nos pés do artilheiro Nena ele chutou de primeira e a bola passou perto da trave assustando o goleiro do time acreano.

O ASA dominava completamente a partida na etapa inicial. O time alagoano teve as melhores oportunidades em todo o primeiro tempo. E última oportunidade de gol foi do campeão alagoano de 2009. Aos 44 minutos, após cruzamento a bola sobrou para o volante Ivo, que chutou forte de fora da área, mas o goleiro Douglas realizou uma boa defesa.

Segunda etapa

O técnico Viva realizou a primeira substituição no segundo tempo. Ele tirou o volante Ivo que recebeu o cartão amarelo no primeiro tempo, no seu lugar entrou o também volante Foiani. O time acreano começou a segunda etapa pressionando. Aos 2 minutos, o meia Testinha cabeceou, a bola acertou o travessão e no rebote, o atacante Juliano Cesar chutou forte e o goleiro Tuti fez uma excelente defesa.

O ASA chegou com perigo aos 4 minutos do segundo tempo. Após boa jogada do ataque do Alvinegro, o meia Fabio Lopes tocou para o artilheiro Nena, este tocou para o volante Foiani que chutou forte de fora da área, a bola passou longe do gol de Douglas.

O primeiro cartão para o time de Rio Branco foi para o lateral esquerdo Renatinho que cometeu falta em Foiani e foi punido pelo árbitro Wagner Tardelli aos 6 minutos do segundo tempo. Com a vantagem no placar o ASA freia o ímpeto do time acreano, que não esta encontrando espaços esbarrando na forte marcação do Alvinegro arapiraquense.

Aos 18 minutos do segundo tempo, o lateral Didira recebeu bom passe pela esquerda, driblou o zagueiro e chutou forte de fora da área, mas o goleiro Douglas fez boa defesa. O técnico Everton Goiano precisando do empate tirou o meia Testinha. No seu lugar ele colocou o também meia Hendrick, ex-CRB.

O zagueiro alvinegro Paulão fez falta na lateral de campo e recebeu o segundo cartão amarelo, num lance polêmico aos 22 minutos dos segundo tempo. Após a cobrança de falta, o meia Hendrick subiu mais que a defesa do Alvinegro e de cabeça empatou a partida.

Com um jogador a mais, o time acreano com mais posse de bola aproveitando o apoio dos seus torcedores saiu em busca do terceiro gol e começou a dominar a partida, que não encontrou facilidade para entrar na forte marcação do time do ASA. Com o resultado parcial o Alvinegro arapiraquense vai se classificando para a Série B de 2010.

O Rio Branco seguia pressionando, aproveitando a vantagem de um jogador a mais em campo, mas o ASA recuou e soube suportar a pressão do time acreano, o Alvinegro arapiraquense optava para sair nos contra-ataques.

O Rio Branco foi para o desespero em busca o gol na base da raça. Mas o ASA é mais valente e o Alvinegro arapiraquense se segura para administrar o empate e conquistar a classificação para a Série B. E para piorar ainda mais a situação do time alagoano, o volante Foiani foi expulso.

Ficha técnica

Rio Branco (AC) 2 x 2 ASA/AL

Campeonato Brasileiro – Série C – Segunda fase

Cidade: Rio Branco (AC)

Local: Estádio Arena da Floresta (AC)

Árbitro: Wagner Tardelli (SC)

Assistentes: Nilson de Souza Monção (SP) e Eremilson Xavier Macedo (DF)

4º Árbitro: Carlos Ronne de Paiva (AC)

Cartões Amarelos: Fabio Lopes, Ivo e Edson Veneno, Renatinho, Zé Marco, Gledson, Tuti

Expulsões: Paulão e Foiani

Gols: Edson Veneno ASA (9 min do 1º tempo), Ley (11 min do 1º tempo), Nena (28 min do 1º tempo) e Hendrick ( 24 min do 2º tempo)

Rio Branco (AC):
Douglas; Ley, Régis, Wendell (Gledson) e Renatinho; Zé Marco, Romeu, Testinha (Hendrick) e Nenê (Ronaldo Paulista); Rogério e Juliano Cesar

Técnico: Everton Goiano

ASA:
Tuti; Paulão, Leandro e Edson Veneno; Ricardinho, Ivo (Foiani), Jota, Didira (Flávio), Fábio Lopes e Rodriguinho; Nena

Técnico: José Luiz Mauro, Vica

Fonte: Fonte: Sandro Melo/futebolalagoano.com

Veja Mais

Deixe um comentário