Em parceria com a Usina Ciência da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a secretaria Municipal da Educação de Rio Largo proporcionou aos alunos da rede pública um dia lazer educativo na Escola Gustavo Paiva. A diversão e o aprendizado na prática ficaram por conta dos shows de Química e Física e do planetário – um imenso globo inflável que projeta em seu interior imagens e vídeos sobre conceito de estrelas, movimento da terra e Constelações.
Mais de 500 alunos de cerca de 20 escolas participaram na última sexta-feira (14) deste dia educacional que faz parte do projeto Cientista Mirim promovido pela Secretaria Municipal da Educação. Segundo a organizadora do evento, a professora Eliene de Araújo, o projeto busca estimular em crianças e adolescente a busca pelo conhecimento e o experimente científico, a curiosidade, o gosto pela ciência e desenvolvimento intelectual.
“Esse é apenas o início. Pretendemos resgatar ainda as Feiras de Ciência nas escolas e realizar uma segunda etapa desta tarde de lazer em novembro desde ano. Desta vez com os alunos das escolas mais afastadas do centro da cidade. Também promoveremos, em parceria com a Ufal, um curso de 40 horas para professores da rede com a finalidade de melhor conhecer e trabalhar a metodologia científica em sala de aula. O curso será ministrado pela coordenadora da Usina Ciência Tânia Piatti”, explica.
À tarde de lazer foi um sucesso entre os estudantes. A maioria deles nunca tinha visto uma reação química em laboratório, nem tão pouco, experimentos que simulam a geração de energia elétrica. Os shows de Química e Física possibilitaram este contato direto. Atenta, a platéia assistia e auxiliavam os monitores durante as apresentações que duravam cerca de 20 minutos cada. Foram várias sessões durante o dia com turmas de diversas escolas e crianças e adolescente de todas as idades. “Nunca tinha vista nada igual antes. Só na televisão. Gostei muito dos balões de hidrogênio quando estouraram. Achei muito legal. Se toda aula fosse assim a gente aprendia de verdade”, disse estudante do 7º ano, Eleylianilde Silva.
Já a estudante do 5ºano, Francine Tenório ficou impressionada com o planetário. “Adorei o céu de noite com as estrelas; o nascer do sol; o por do sol e a terra girando. Queria ver todo dia”, comentou. Para a monitora Katiana Soares, os experimentos nas áreas de Química, Astronomia, Física, Biologia e Geografia associada às palestras fazem os alunos se interessarem mais pelas matérias, pois os assuntos abordados nas apresentações são os mesmo vistos de sala de aluna.