Policiais do Batalhão Ambiental da Polícia Militar de Alagoas realizaram uma operação que resultou na apreensão de quase 90 animais silvestres que estavam sendo comercializados ilegalmente nas feiras livres.´
A operação, comandada pelo tenente Anderson Barros, Oficial de Operações do BPA, teve início às 5h deste domingo, 16, e estendeu-se até as 21h. Foram alvos da operação as feiras livres do bairro do Tabuleiro e da Levada, ambas em Maceió, já na feira livre de União dos Palmares, foram apreendidos 11 pássaros através da atuação do 2° Batalhão. Segundo o tenente Anderson, é muito importante essa integração entre as unidades de policiamento de área e o Batalhão Ambiental em operações conjuntas, principalmente no interior do Estado.
Os 88 pássaros – foram apreendidos enquanto eram comercializados. Os infratores evadiram-se do local com a chegada dos policiais do BPA abandonando os animais em viajantes e gaiolas.
De acordo com o Ten Anderson, coordenador da operação, 12 policiais participaram da ação, considerada pontual, uma vez que os locais abordados na manhã de hoje já vinham sendo investigados pelo Batalhão Ambiental, e o êxito desta operação se deve justamente pelo trabalho de inteligência e o envolvimento da equipe de investigação do BPA na operação, coordenando melhor a abordagem.
Os animais apreendidos foram encaminhados para a sede do Ibama em Maceió, onde serão submetidos a tratamento. Segundo Barros, alguns animais estariam bastante debilitados, correndo risco de morte devido às precárias condições em que são mantidos.