A Secretaria de Abastecimento de Maceió dá início nessa segunda-feira, 17, à transferência dos feirantes que comercializam no entorno da linha férrea, no bairro da Levada. Hoje, 13 feirantes que comercializam charque serão levados para um estacionamento do Mercado da Produção. O local, segundo a Semab, é provisório.
Alguns comerciantes chegaram a protestar pelo local escolhido pela Semab, uma vez que a área fica alagada quando chove, mas o secretário-adjunto de Abastecimento, Chico Lopes, disse que a negociação para a saída dos feirantes vem sendo feita desde o ano passado, e que todos estão cientes da importância da saída deles do local para o início das obras para a instalação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
Ainda de acordo com o representante da Semab, após os 13 comerciantes de charque, deverão ser transferidos na sequência os comerciantes de produtos artesanais e os demais feirantes que atuam no raio de cinco metros do eixo da linha férrea, área considerada de segurança para realização das obras pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).
Em entrevista à reportagem do Alagoas24horas, o comerciante José Gomes, 42 anos, que trabalha há 25 anos às margens da linha férrea, disse que a preocupação de todos diz respeito à área para onde eles serão transferidos. O comerciante reconheceu que é necessária a saída deles do local, mas disse temer serem abandonados pelo poder público.
Esta possibilidade, no entanto, foi negada pelo secretário-adjunto. Chico Lopes afirmou que os feirantes receberão todo o apoio, inclusive com caminhões para realizar a transferência e boxes adequados para a comercialização dos produtos. O secretário disse, ainda, que fiscais da SMCCU serão deslocados para a área para impedir novas ocupações.
Maceió será a primeira entre as capitais do Nordeste onde a CBTU vai implantar o sistema, previsto para ser adotado também em Natal e João Pessoa. As três capitais têm situações idênticas, sendo que o percurso do VLT de Natal será o maior, com 56 quilômetros em dois ramais. O percurso de João Pessoa é de 30 quilômetros, e o de Maceió, de 32 quilômetros.