Almeida: “novas secretarias não são ações visando política”

Flávia Duarte/Alagoas24horasPosse de Arnóbio foi prestigiada por vários segmentos

Posse de Arnóbio foi prestigiada por vários segmentos

Com a posse do novo secretário de Economia Solidária e Qualificação Profissional, professor Arnóbio Cavalcante, o prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PP), amplia o leque de alianças com os partidos de esquerda dentro da administração municipal e consolida um grupo para 2010 que envolve mais parceiros. No entanto, Almeida destaca que não criou as secretárias, nem nomeou os novos titulares como “ação política”.

Para o prefeito, as secretarias são estratégicas e cumprem mudanças administrativas primeiramente. No novo quadro da Prefeitura Municipal, o PT ocupa duas pastas – Educação e Segurança Comunitária – e o PDT passa a comandar a de Economia Solidária. Vale ressaltar, que no campo da esquerda, Almeida – desde que foi reeleito em 2008 – já havia fechado parceria com o PCdoB.

Diante disto, a administração de Almeida está alinhada como Governo Federal e – segundo o próprio prefeito – facilita os trâmites para angariar recursos por meio de projetos. As pastas do PDT, por exemplo, possui relação direta com o Ministério do Trabalho, de onde veio Arnóbio Cavalcante.

“Passou-se uma conotação de que estas secretarias seriam políticas. Mas são pessoas qualificadas e não têm conotação política alguma. A eleição não atrapalha o conjunto das ações integradas entre a Prefeitura Municipal, Governo Federal e Governo do Estado. Nosso objetivo com a criação da pasta da Economia Solidária é somar para que tudo possa funcionar e a sociedade saia ganhando”, destacou o prefeito de Maceió.

Conforme Almeida, Arnóbio Cavalcante – por já ter tido cargo no Ministério do Trabalho – conhece os meandros para que a pasta execute um bom trabalho. “Ele é uma boa força política no bom sentido, possui inteligência e conhecimento. Mesmo sem ter assumido oficialmente, já trabalhou convênios. Há um trabalho para atrair recursos, já que há esta ponte com o Ministério do Trabalho. O Arnóbio, o Lessa e o ministro Carlos Luppi têm sido parceiros da Prefeitura Municipal de Maceió”, colocou o prefeito.

“O Arnóbio Cavalcante qualifica ainda mais uma equipe que vem dando orgulho à população. A pasta terá ações direcionadas na área social, em especial aos jovens com geração de emprego, como tem sido feito com a chegada de indústrias, no setor da Construção Civil, dentre outros”, finalizou Cícero Almeida.

O ex-governador Ronaldo Lessa, presidente estadual do PDT, reforçou os elogios a Arnóbio Cavalcante, mas destacou que a preocupação da agremiação é de formar uma “aliança administrativa para contribuir com as ações do município”. “Estamos firmando uma aliança administrativa, que claro formará um bloco político, mas que só poderá ser decidido lá na frente, para se saber quem concorrerá a algum cargo ou não. Agora, a preocupação é administrativa. A aliança política é um futuro que a Deus pertence”, salientou Lessa.

Lessa disse, ainda, que as alianças com os partidos de esquerda mostrou uma maturidade de Almeida. “Havia críticas que fazíamos e o prefeito trouxe estes partidos justamente para as pastas para as quais as críticas eram direcionadas, como fez com o PT na Educação, por exemplo. Isto mostra uma maturidade de discutir os problemas e encontrar soluções juntos. O PDT pretende contribuir com esta administração, que já foi aprovada pela população em 2008”, frisou.

O secretário

Arnóbio Cavalcante destaca o importante papel da pasta para atingir a população jovem. “Antes nós tínhamos como grande massa de excluídos crianças e idosos. Estes hoje estão sendo contemplados pela rede de proteção social. Precisamos de projetos que atinjam a população jovem, que se encontra sem emprego muitas vezes. O objetivo é criar ações que insiram o jovem no mercado de trabalho, com políticas integradas”, explicou o secretário.

Cavalcante salientou ainda que a criação da pasta é um “marco importante”. “As duas pastas criadas são de fundamentais importância, pois trazem políticas para a área de segurança pública e de geração de emprego, trabalho e renda. Com isto, a Prefeitura Municipal se habilita a fazer parte do sistema pública de emprego, com trabalhos de qualificação e intermediação”, salientou. O secretário destacou ainda a importância do estímulo do cooperativismo e do associativismo.

Veja Mais

Deixe um comentário