Sindicatos, diretórios acadêmicos, entidades e representantes da sociedade civil organizada participam na tarde desta segunda-feira, 17, da sessão pública que vai discutir os encaminhamentos para a realização da Pré-conferência de Comunicação – etapa estadual que antecede a 1ª Conferência Nacional de Comunicação.
Segundo a presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, Valdice Gomes, a sessão pública de hoje é uma forma de ampliar as discussões sobre a comunicação no estado: atuação dos veículos de comunicação, a relação com os empresários da comunicação e como a sociedade vê o modelo de comunicação existente.
“Desde março o Sindjornal e outras entidades da sociedade civil vêm se reunindo no sentido de mobilizar todos os segmentos da sociedade alagoana para que a Pré-conferência Estadual aconteça, já que o presidente Lula convocou a etapa nacional para os dias 03 e 04 de dezembro. Nesse sentido a sessão pública na ALE é uma forma de envolver o Poder Legislativo nesse processo e ampliar ao máximo. Esperamos que os segmentos compareçam e os municípios – a exemplo de Maceió – se envolvam”, disse a presidente.
O deputado Judson Cabral (PT), propositor da sessão pública, defendeu a importância da discussão e do desenvolvimento da comunicação pública no país. “A sessão será importante para que os sindicatos discutam os critérios, regimento, posicionamento e detalhamento da Pré-conferência. Nesse contexto a Assembleia Legislativa, além de se associar ao tema, dá contribuição abrindo as portas da Casa e fazendo a divulgação dos encaminhamentos”, completou Cabral.
A Pré-conferência Estadual será realizada entre os dias 16 e 18 de outubro. Os nomes que comporão a comissão organizadora serão publicados no Diário Oficial do Estado.