A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), informa que o Ministério da Saúde (MS) adiou a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite para 19 de setembro. Inicialmente, esta etapa seria realizada de 17 a 28 de agosto.
A decisão tomada pelo Ministério da Saúde tem o objetivo de evitar uma sobrecarga ainda maior nos serviços de atenção básica, porta de entrada para os pacientes com suspeita de gripe, e contribuir para que a vacinação ocorra em um cenário mais tranquilo, com os trabalhadores da área em condições de dar prioridade ao trabalho de imunização.
A orientação atende, também, a pedidos de secretarias estaduais da saúde dos estados mais afetados pelo aumento do atendimento a pacientes com sintomas de gripe.
De acordo com o MS – que coordena a campanha em todo o País – a mudança da data da vacinação não comprometerá a saúde das crianças nem o efeito protetor da vacina aplicada na primeira etapa da campanha, realizada em junho.
Nenhuma criança corre o risco de ser contaminada pela poliomielite por conta do adiamento da campanha. As crianças que tenham de tomar a dose de reforço devem esperar até o dia 19 de setembro. Já as que precisam tomar a dose de rotina da vacina devem procurar os postos de saúde na data indicada no cartão de vacinação.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), não há circulação do vírus da poliomielite no Brasil e em toda a América Latina. Esse resultado é uma consequência das campanhas de vacinação realizadas desde a década de 1980. Mesmo assim, é importante vacinar as crianças.
PALESTRA
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde e das coordenações de Vigilância Epidemiológica e de Promoção em Saúde, realizará, na próxima sexta-feira (21), uma palestra sobre sinais e sintomas e vias de transmissão da influenza pelo vírus A (H1N1) no ambiente escolar. O encontro será às 9h, no auditório do Sesc Poço.
Três representantes de cada escola da rede pública de Maceió, preferencialmente dois professores e um funcionário ligado aos serviços gerais, deverão participar da palestra. O objetivo é a sensibilização para formação de multiplicadores na rede pública de ensino, a fim de que atuem na prevenção de surtos no âmbito escolar.