Na próxima sexta-feira (21), os Correios promoverão o lançamento do selo personalizado em homenagem aos mestres e mestras do Registro de Patrimônio Vivo (RPV) do Estado de Alagoas. O evento acontecerá a partir das 10h, no Salão de Despachos do Palácio Floriano Peixoto, com a presença do governador Teotônio Vilela Filho.
A peça filatélica destaca os vinte e um integrantes do RPV de Alagoas e cada uma delas será obliterada pelo próprio homenageado ou representante, no caso dos já falecidos. Na ocasião do evento, haverá também apresentações culturais e a assinatura do convênio entre o Governo do Estado e a Associação dos Folguedos Populares de Alagoas (Asfopal).
Patrimônio vivo – De acordo com lei estadual nº. 6.513, de 22 de setembro de 2004, é considerada patrimônio vivo a pessoa que detenha os conhecimentos ou as técnicas necessárias para a preservação de aspectos da cultura tradicional ou popular de uma comunidade estabelecida em alagoas há mais de 20 anos, que vem repassando às novas gerações os saberes relacionados a danças e folguedos, literatura oral e/ou escrita, gastronomia, música, teatro, artesanato, dentre outras práticas da cultura popular.