Em solenidade no Palácio República dos Palmares, no final da manhã desta terça-feira, dia 18, o secretário do Gabinete Civil, Álvaro Machado, e o secretário-adjunto de Educação e Esporte, Jorge VI, homenagearam integrantes da Associação Sportiva Arapiraquense (ASA), após a conquista de vaga na Série B do Campeonato Brasileiro da Série. O time de Arapiraca garantiu a vaga após empate por 2 x 2 diante do Rio Branco (AC), no último domingo, 16.
A delegação alvinegra desembarcou na madrugada de hoje, 18, no Aerporto Internacional Zumbi dos Palmares e seguiu para a capital do agreste, onde foi saudade por milhares de torcedores, que tomaram as ruas da cidade apesar da chuva que caía na cidade.
Estiveram presentes à solenidade o técnico Vica, os jogadores Foiane, Paulão e Josta, além do presidente do ASA, Celso Marcos, que foram saudades por políticos, esportistas e representantes de vários segmentos. Durante o evento, o secretário Álvaro Machado anunciou – em nome do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), que está com problemas de saúde decorrentes de uma diverticulite – que o Governo irá apoiar o ASA na Série B de 2010, ‘dentro das possibilidades do Estado’.
Machado ressaltou, ainda, que o governador deu apoio a todos os clubes alagoanos no torneio nacional e sugeriu para 2010 a formação de um consórcio entre municípios da região de Arapiraca para obtenção de recursos para a reforma do Estácio Municipal Coaracy da Mata Fonseca, onde o time arapiraquense manda os seus jogos. “O governo está realizando a maior reforma de uma praça esportiva – Estádio Rei Pelé – de Alagoas, com investimento de cerca de R$ 8 milhões. Isso demonstra a atenção que o governador com o esporte, que serve de vitrine para o Estado e os atletas”, disse o secretário.
O presidente do ASA, Celso Marcos, destacou a participação do seu time na competição, a garra dos atletas, além do trabalho desenvolvido por Vica à frente do comando técnico do alvinegro. “Fiz parte de um grupo privilegiado de pouco mais de 50 torcedores que tiveram a honra de ver a dedicação e luta dos atletas do ASA. Quando chegam à cidade de Rio Branco fomos recebidos com piadas humilhantes e mostramos em campo nossa competência”.
Além de parabenizar a delegação alvinegra, o presidente da Federação Alagoana de Futebol (FAF), Gustavo Feijó, entregou ao secretário Álvaro Machado dois projetos que podem ser implantados no Campeonato Alagoana de 2010. Os projetos – denominados “Torcedor Sangue Bom” e “Futebol se ganha no peito”, prevê o incentivo à doação de sangue e aleitamento materno por meio de sorteios entre torcedores.
A FAF destinaria R$ 60 mil em ingressos a estes projetos e o Governo do Estado assumiria parte da cota de patrocínio do torneio. Álvaro Machado disse que entregaria as propostas ao governador Teotonio Vilela Filho (PSDB).