Sesau garante apoio a Apala

Assessoria/SesauHebert Motta, direção da Apala e deputado Sextafeira discutiram apoio

Hebert Motta, direção da Apala e deputado Sextafeira discutiram apoio

O secretário da Saúde, Herbert Motta, se reuniu nesta terça-feira (18) com a presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas (Apala), Rozenita Fernandes, para discutir a melhoria da assistência oncológica no Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro, realizado na sede da entidade, contou com a presença do deputado estadual, Alberto Sextafeira, que foi responsável por articular a reunião.

A principal demanda da Apala, instituição que abriga crianças e adolescentes com câncer e adultos com leucemia que necessitam de apoio, é a ampliação de leitos hospitalares destinados aos pacientes de oncologia. De acordo com Motta, será providenciado, junto à secretaria de Saúde de Maceió, o credenciamento do Hospital do Açúcar para realizar o tratamento da doença.

“Essa habilitação do Hospital do Açúcar deve ocorrer num prazo de 15 dias; paralelo a isso, já estamos viabilizando a abertura de 96 leitos no Hospital Universitário (HU), sendo 30 de oncologia. Precisamos encontrar um meio jurídico emergencial de fazer isso, porque o HU tem carência de recursos humanos e só pode fazer contratação por meio de concurso público, mas o Ministério da Educação não autoriza o certame”, explicou.

Ele adiantou que vai se reunir com o Ministério Público Federal (MPF) para discutir o aditamento do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) do HU. “O governador quer que esses leitos estejam disponíveis aos alagoanos o mais breve possível, e para isso estamos trabalhando sem medir esforços”, afirmou.

Para o deputado Alberto Sextafeira, o governo e as instituições sem fins lucrativos de utilidade pública devem estreitar as relações para garantir assistência à população. “A Apala tem um histórico de prestação de serviços aos pacientes com câncer de Alagoas e merece nosso total apoio. O trabalho desenvolvido pela instituição é referencial para o acolhimento desses pacientes”.

A presidente da Apala, Rozenita Fernandes, ressaltou que o compromisso da instituição é garantir a assistência do paciente por meio do tratamento adequado e de qualidade. “Com o diagnóstico precoce, a tendência é aumentar o número de casos de câncer, por isso precisamos de uma rede de referência bem estruturada para encaminharmos nossos pacientes”, disse.

Entidade

A Apala é uma instituição sem fins lucrativos, de utilidade pública municipal, estadual e federal. Fundada em 1993, a instituição possui uma Casa de Apoio para hospedar os pacientes do interior e seus acompanhantes durante o tratamento. Sua manutenção é proveniente exclusivamente de doações de pessoas e empresas e de eventuais promoções que a entidade realiza.

Fonte: Assessoria/Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário