O Corpo de Bombeiros de Alagoas saiu na frente e promoveu o primeiro Curso de Salvamento Ambiental do Brasil. O saldo desta ação foi a formação de 29 bombeiros militares aptos em salvamentos de risco em poços, cacimbas, matas, cachoeiras, rios e lagoas.
Durante 35 dias os bombeiros militares e funcionários do IBAMA de Alagoas passaram por um treinamento especializado, onde foram instruídos sobre a legislação ambiental, salvamento em alturas e terrestre, contenção de animais, atendimento pré-hospitalar, orientações em cavernas, caatinga e cachoeiras e sobrevivência.
Inicialmente, 32 bombeiros se inscreveram no curso. Porém, apenas 29 deles conseguiram concluir o curso e receber o diploma em uma solenidade realizada nesta terça-feira, 18, na sede do Subgrupamento Independente Ambiental, na Pajuçara.
Para o tenente Elderkin Macnadbay, a intenção do curso é formar profissionais ligados a área ambiental para que possam prestar um atendimento qualificado à sociedade.
"Após o Curso dos Águias, pensamos em realizar algo específico na área ambiental. Como não existia esse tipo de treinamento em nenhuma parte do Brasil resolvemos criar, e deu certo. Durante o curso, eles aprenderam a lidar com todas as situações, entre elas, o resgate adequado de animais em árvores sem estressar o bicho", afirmou.
O Corpo de Bombeiros pretende abrir novas turmas no próximo semestre. Desta vez, não apenas destinada ao Subgrupamento Ambiental, mas toda a corporação.