Após a conquista da vaga para o Brasileirão da série B, a torcida do ASA tem mais um motivo para comemorar. O prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (PMDB), confirmou a reforma e ampliação do estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca para que o clube alvinegro possa atuar diante de sua torcida, na competição nacional do próximo ano.
O projeto antigo para a reforma será substituído por outro, como informou o site oficial da prefeitura. “Por determinação do prefeito Luciano Barbosa (PMDB), técnicos da Secretaria de Obras estão mantendo contatos com representantes da Federação Alagoana de Futebol (FAF), Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA/AL) e, também, com o Corpo de Bombeiros, para elaboração de um novo projeto, a fim de adequar o estádio às normas de segurança estabelecidas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF)”, diz no site.
Para disputar a série B, os clubes deverão sediar seus jogos em estádios que possuam inúmeros pré-requisitos, e um deles é ter no mínimo a capacidade para 10 mil torcedores sentados. Atualmente o “Fumeirão”, como é conhecido o estádio do ASA, possui capacidade para mais de 11 mil pessoas, mas apenas 8 mil sentadas.
No começo deste ano, o Ministério Público Federal em Alagoas (MPF/AL) suspendeu as obras de um novo lance de arquibancada de alvenaria na ala oeste do estádio (cadeiras cativas e arquibancada baixa) para investigar possíveis irregularidades no processo de licitação da obra, executada com recursos do Ministério dos Esportes, na ordem de R$ 270 mil.
Para todo lance da arquibancada serão aplicados recursos da ordem de R$ 1,3 milhões. Os serviços serão executados em três etapas, com as obras de edificação da nova arquibancada, construção de novas cabines com coberturas, vestiários e banheiros.
A nova reforma também passa pelo gramado e novos refletores. Novas bombas de irrigação e outros equipamentos para melhorar a drenagem já tiveram a aquisição pedida pelo prefeito.