Policiais do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e 2º Batalhão apreenderam nesta quarta-feira, 19, mais de 30 pássaros silvestres durante operação surpresa na feira livre de União dos Palmares. Esta é a segunda apreensão no município em menos de cinco dias.
A curiosidade na apreensão de hoje ficou por conta de um filhote de jibóia, que seria comercializado para criação em aquário seco. Segundo os policiais, este tipo de apreensão não é comum, embora a comercialização ilegal exista em todo o estado.
Dentre as espécies de pássaros apreendidos a polícia identificou Canários da Terra, Guriatã, Caboclinho, Galor de Campinhas, Graúna, entre outros. Durante a operação uma pessoa foi presa e encaminhada à Delegacia Regional de União dos Palmares onde foi lavrado o TCO.
O acusado responderá pelo crime de comercialização ilegal de animais, cujas penas são de 06 meses a um ano de reclusão mais pagamento de multa.
Os animais foram levados ao BPA e ainda nesta quarta-feira, 19, seguem para a sede do IBAMA.
Na apreensão anterior, ocorrida no último domingo, dia 16, em União dos Palmares, foram apreendidos 11 pássaros. A operações do BPA, teve início às 5h e se estendeu até as 21h. Os animais foram levados para a sede do Ibama.