A coleta seletiva de lixo deve ser ampliada para todos os bairros de Maceió até o início do próximo ano. Para atingir essa meta, o Grupo Gestor de Fomento à Coleta Seletiva começa a se reunir no próximo mês de setembro para planejar as primeiras etapas do projeto.
Segundo o coordenador de Educação Ambiental da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), Gabriel Campana, o primeiro encontro será realizado nos dias 1º e 2 do próximo mês, na sede do Conselho Regional de Medicina, no Pinheiro.
“Fazem parte do grupo gestor 15 instituições, entre órgãos da administração municipal, do Estado e da sociedade civil organizada. Também discutiremos com as cooperativas de catadores de lixo sobre qual a melhor forma de conduzir essa coleta seletiva na capital”, explica o coordenador.
Gabriel Campana revela que a coleta seletiva já existe em muitos bairros de Maceió, como a Pitanguinha, e que podem servir de exemplo para a adoção nas demais regiões da cidade.
Ainda segundo ele, a implantação do projeto também está diretamente ligada à construção do novo aterro sanitário da capital. Isso porque a coleta seletiva vai ajudar a diminuir a quantidade de lixo depositada nas células do aterro.
“Com a seleção do lixo, somente vai para a célula de decomposição aquilo que não pode ser reciclado”, explica o coordenador. “Se adotarmos essa estratégia, o tempo de vida útil das células do aterro sanitário aumenta consideravelmente”, completa.