Na manhã dessa quarta-feira (20), o Superintendente do Trabalho Heth César recebeu a visita da representante da Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos de Alagoas, Eli Lopes e da Presidente da Associação dos Remanescentes de Quilombo – Paus Preto –, Margarida Félix da Silva, do Município de Monteirópolis.
A visita da Associação Paus Preto, representando a comunidade de Quilombola de Monteirópolis, teve na pauta o pedido de qualificação profissional e de parceria com a Superintendência Regional do Trabalho para o resgate da cultura local, com o desenvolvimento de programas de incentivo ao artesanato e orientação para a comercialização da produção.
“Ouvimos os pleitos da comunidade de Monteirópolis, que representa a voz de todos os quilombolas do Estado. Essa reunião foi oportuna, falamos sobre o futuro Planseq para os Afro descendentes – que acontecerá em Alagoas nos próximos meses. O programa será direcionado para atender as peculiaridades dessa população e será um marco na mudança de vida dessas comunidades”, disse o Superintendente Heth César.
Planseq – Plano Nacional de Qualificação (PNQ) – tem o objetivo de qualificar mão-de-obra para ser inserida no mercado de trabalho, para isso, o programa que foi instituído em novembro de 2004 focado na formação profissional – que é direcionada à demanda de cada região para assim facilitar a absorção dos qualificados.