O artesanato produzido pelos reeducandos do Sistema Penitenciário de Alagoas será exposto em mais uma feita realizada no Estado. Desta vez, os artigos confeccionados no Núcleo de Artesanato Prisional de Alagoas (Napal) e nas unidades prisionais estarão à mostra na 10ª edição da Expolar, que acontece a partir desta sexta-feira, 21, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.
Os artigos ficarão expostos durante os dez dias de evento no estande da Intendência Geral do Sistema Penitenciário (Igesp). Entre os produtos confeccionados, estão artigos decorativos, utilitários, roupas e bijouterias. De acordo com a coordenadora do Programa de Artesanato, Vera Alice Bernardes, o artesanato produzido pelos reeducandos alagoanos são de qualidade e de muita beleza, feitos com capricho e técnica.
Ela destaca ainda os benefícios que o trabalho laboral trás para os apenados. “A arte, além de proporcionar uma atividade profissional, retira os reeducandos da ociosidade”, destacou Vera Alice. A coordenadora salientou que os reeducandos que desenvolvem trabalhos em nas oficinas produtivas, mudam o comportamento e passam a ser mais disciplinados. Além da ocupação, lembra ela, o artesanato trás para eles uma nova oportunidade após o cumprimento da pena.
O Programa de Artesanato é uma das atividades laborais desenvolvidas pela Igesp para proporcionar uma nova atividade profissional aos reeducandos de Alagoas. A atividade laboral, além de ajudar a reduzir a ociosidade e proporcionar nova profissão ao apenado, beneficia o reeducando com a remissão de pena, onde a cada três dias trabalhados é reduzido um da pena.
Os trabalhos de artesanato dos reeducandos ficarão expostos na 10ª Expolar de 21 a 30 de agosto, das 16h às 22h. A entrada é gratuita para quem tiver convites, idade acima de 65 anos e crianças com menos de 12 anos.
Além da feira, os trabalhos confeccionados pelos reeducandos estão à disposição do público no Napal – que funciona no Sistema Penitenciário de Alagoas, no bairro do Tabuleiro do Martins – e na loja Oficina Produtiva, localizada na rua do Comércio, n° 620, no Centro de Maceió.