A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação, firmou – na manhã desta segunda-feira, dia 24 – um convênio para facilitar a aquisição dos computadores pelos servidores efetivos. De acordo com o secretário de Educação, Ricardo Valença, a priori, o convênio será apenas para os funcionários públicos da Educação, mas a intenção é que haja extensão para todos os demais. O evento contou ainda com a presença do prefeito Cícero Almeida (PP).
“É uma iniciativa para que os servidores e professores possam ter um computador ou um notebook, com uma configuração padrão que atende as necessidades deles e com uma facilidade de pagamento”, destacou Valença. O convênio foi firmando com o Banco do Brasil e com empresas de informática alagoanas que integram o Arranjo Produtivo Local (APL) de Tecnologia da Informação do SEBRAE/AL.
Conforme o representante do Banco do Brasil, Marcos Cerqueira, o computador será comprado com intermédio do banco. Os servidores podem ir até as lojas credenciadas, escolher o computador na configuração padrão e depois vai ao banco novamente faz o empréstimo e adquire o produto. Os computadores podem ser divididos em até 48 vezes. As parcelas – segundo Cerqueira – serão descontadas em folha.
Os computadores possuem um preço também padronizado. Os desktops custam R$ 1.199 e os notebooks, R$ 1.849. No futuro, conforme o secretário de Educação, o convênio visa atender a mais de 16 mil servidores efetivos. Um dos empresários que integram o APL, Marcos Lima, salientou que o convênio prestigia o mercado local. Uma vez que o dinheiro gasto para comprar o computador circula em Alagoas. “Esta é uma das diferenças do computador ser comprado em um magazine de grande porte, por exemplo”, salientou Lima.
“As lojas já possuem os computadores para pronta entrega. Os desktops vão com o sistema Linux e o notebook com o Windows Vista original, que são formas de combater também a pirataria”, destacou. O gestor do APL de Tecnologia de Informação, Sacha Passos, salientou que a ação fortalece as empresas locais. “Esta ação está em acordo com os objetivos dos nossos APL, que visa a capacitação, acesso a o mercado, fomentação e gestão de empresa, fortalecendo a economia local”, destacou Passos.
Almeida
“O ideal seria que a Prefeitura Municipal pudesse adquirir estes computadores e doar aos servidores, mas as nossas condições financeiras não permitem. Então, buscamos um convênio que facilita esta aquisição, para que eles tenham um computador de excelente qualidade e possam se qualificar, preparando aulas, fazendo pesquisas, dentre outras utilidades deste tipo de equipamento”, frisou o prefeito de Maceió.
Cícero Almeida se disse “feliz” com a iniciativa. “Vamos procurar firmar este convênio para que tudo o funcionalismo público tenha acesso. Pois, vale frisar que o recurso gerado na compra dos computadores circula aqui mesmo em Maceió”, finalizou.