A Superintendência da Polícia Federal em Alagoas deflagrou na manhã desta terça-feira, dia 25, uma nova operação denominada Cana Azeda. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva na cidade de Boca da Mata, a 80 quilômetros de Maceió.
A operação foi coordenada pelo delegado Políbio Brandão, e os mandados foram expedidos pelo juiz da 1ª Vara Federal. A investigação – segundo as primeiras informações – estariam relacionadas a fraudes no seguro desemprego concedido a trabalhadores do corte da cana.
A pessoa presa durante a operação – segundo informações da assessoria de comunicação da Polícia Federal – está sendo encaminhada para a superintendência da PF em Maceió, no bairro de Jaraguá. A identidade do acusado não foi revelada.
Em nota publicada, a Polícia Federal informou que as investigações iniciaram com a prisão em flagrante de três integrantes de uma quadrilha que agia fraudando o seguro-desemprego de trabalhadores rurais (cortadores de cana) nas cidades de São Miguel dos Campos e Boca da Mata.
As fraudes consistiam na falsificação de comunicações de dispensa e de termos de rescisão de contratos trabalhistas, assim como, na adulteração de carteiras de trabalho com o fim de aumentar o período de vínculo empregatício de trabalhadores para que estes fizessem jus à percepção do maior valor de seguro desemprego com um número máximo de parcelas.
Os indiciados estarão sujeitos a penas que poderão chegar a dez anos de reclusão.
Atualizada às 12h09