Dia Nacional de Combate ao Fumo

Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, que transcorre neste sábado (29), uma série de atividades vem sendo desenvolvida nos municípios alagoanos durante este mês. As ações fazem parte da política de combate ao tabagismo e contam com o apoio técnico da Secretaria de Estado da Saúde.
De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, Vetrúcia Teixeira, a Sesau vem dando assessoria técnica as secretarias municipais de Saúde, que queiram implantar o projeto de Lei Ambiente Livre de Fumo, que já existe em Maceió e Arapiraca.

Vetrúcia Teixeira informou que a secretaria tem apoiado os municípios e as ações que foram realizadas este mês. Segundo ela, a proposta é trabalhar com os técnicos desses locais tanto em datas pontuais, como no dia- a- dia.
“Desde o início deste mês, que os municípios em parceria com a Sesau vêm promovendo ações educativas destinadas aos alunos e funcionários das escolas públicas, concurso de cartazes, apresentação de vídeos com a campanha do Instituto Nacional do Câncer, entre outras.

As atividades ocorreram em Maceió, Jequiá da Praia, Passo de Camaragibe e Ouro Branco”, informou a coordenadora. O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi criado em 1986 através da Lei Federal nº. 7488, com a finalidade reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais ocasionados pelo tabaco.

O tabagismo é um fator de risco para mais de 50 doenças, responsáveis pelo registro de cinco milhões de mortes que acontecem anualmente no mundo e, no Brasil 200 mil. Pela Organização Mundial de Saúde considera o tabagismo como a segunda maior causa de mortes de fumantes ativos e a terceira de fumantes passivos. Uma das lutas dos gestores de saúde em todo o mundo é o cumprimento do artigo 8 (trata-se de ambientes 100% livres do fumo) da Convenção Quadro de Controle para o Tabaco.

Fonte: Ascom Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário