O governador Teotonio Vilela Filho entregou nesta segunda-feira, no município de Igreja Nova, 130 toneladas de sementes de arroz para produtores da região. Na solenidade, o governador destacou a participação do pequeno agricultor na reconstrução do Estado. “Essa atenção que governo dá aos agricultores é para que o Estado incorpore no seu desenvolvimento o homem e a mulher do campo”, disse.
O governador destacou também o empenho do pequeno agricultor. “Os produtores tiveram uma performance que orgulha o Estado. Tivemos a melhor produtividade do Brasil. Teve produtor que, isoladamente, produziu 12 toneladas por hectare, sendo que a média é 8”, afirmou. “Isso demonstra que com o apoio do governo é possível produzir mais e fazer de Alagoas um celeiro industrial”, acrescentou.
Teotonio Vilela defendeu a distribuição de sementes para o aumento da produção e a melhoria da qualidade da produção. Segundo o governador, a ideia é fazer um banco de sementes para que todos os municípios sejam contemplados. “Estamos começando a distribuição de sementes de boa qualidade para os municípios, sem nenhuma distinção”, disse.
A assistência técnica e a extensão rural também fazem parte do esforço para suprir as necessidades dos pequenos produtores. “Para assistência técnica já temos 120 técnicos agrícolas espalhados e, por meio de uma parceria com o Banco Mundial, estamos contratando mais 100. É um trabalho que vem favorecer a agricultura do Estado além de contribuir para o sustento de tantas famílias que dependem desse apoio”, ressaltou.
O governador disse ainda que vai apoiar a piscicultura naquele município, em parceria com a Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevaf), por meio da distribuição de avelinos, o que vai possibilitar a retomada da atividade.
O prefeito de Igreja Nova, Neilton Silva, agradeceu o apoio dado pelo governo do Estado do município. “Estamos recebendo Teotonio Vilela pela quinta vez, sempre trazendo soluções para os nossos problemas. Espero continuar contando com o apoio do governo, como tenho contado desde o início, isso tem sido fundamental para a nossa administração”, ressaltou.
A solenidade contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas; do superintendente da Codevasf, Antonio Nelson; dos deputados federais Givaldo Carimbão e Joaquim Beltrão, além dos pequenos produtores de Igreja nova e dos demais municípios beneficiados, como Penedo, Piaçabuçu e Porto Real do Colégio.