Depois de uma série de exames nos Estados Unidos, ficou decidido que o brasileiro Felipe Massa passará por uma cirurgia plástica para reparar a caixa craniana. O piloto sofreu um grave acidente no treino classificatório do GP da Hungria ao ser atingido na cabeça por uma mola do carro de Rubens Barrichello. Com isso, de acordo com a assessoria, a expectativa é que o ferrarista volte apenas na temporada 2010 de Fórmula 1.
"A operação será realizada nos próximos dias e, depois de uma breve convalescência, Felipe poderá retomar gradualmente a preparação física", disse a assessoria.
O piloto da Ferrari voou domingo para Miami para se submeter a uma importante série de exames de controle com o professor Stephen Olvey, responsável pela Unidade Intensiva de Neurociência do Hospital Jackson Memorial.
Os exames realizados (testes neuromotores e de impacto e de capacidade cognitiva) foram positivos assim como o exame na vista esquerda. Felipe tem todas as condições para poder desenvolver atividades esportivas.
"Estou muito contente com o êxito dos exames", disse Felipe ao site da Ferrari. "Depois da pequena cirurgia que farei nos próximos dias poderei finalmente começar a fazer um pouco de exercícios para voltar à forma e, sucessivamente, começar a andar um pouco de kart. Na pista com um Fórmula 1? Vamos dar um passo por vez: no momento estou concentrado somente na retomada das atividades físicas, o que já é um grande passo avante", completou.
Provavelmente sem Massa nas últimas cinco etapas do Mundial, a equipe de Maranello anunciará até quinta-feira se mantém o criticado Luca Badoer como substituto. Caso opte por substituir o piloto de testes, Giancarlo Fisichella é apontado favorito para herdar a vaga, sendo que a imprensa italiana especula Robert Kubica e Fernando Alonso como outras opções.