O ex-presidente e atual senador Fernando Collor de Mello (PTB) é o mais novo membro da Academia Alagoana de Letras. Collor foi eleito na manhã desta quarta-feira, dia 2, por 22 votos, dos 30 imortais presentes à eleição. Os demais votaram nulo.
Fernando Collor era o único inscrito para a cadeira de nº 20 da Academia, que pertencia ao médico Ib Gatto Falcão, que faleceu em dezembro do ano passado, aos 93 anos de idade, em decorrência de uma isquemia.
O presidente da AAL, dom Fernando Iório, destacou que a eleição de Fernando Collor foi ‘limpa e bonita’, mas assinalou que ainda não foi definida a data para a posse do novo imortal, que não compareceu à eleição, conforme a praxe. Collor foi representando por seus assessores diretos.
Questionado sobre a produção literária do novo imortal, um dos assessores de Collor disse que o ex-presidente já teria publicado oito livros, entre eles Relato para a história. O talento como orador e atuação à frente da Organização Arnon de Mello também teriam sido considerados pelos membros da academia.
Ao se candidatar, Collor apresentou à AAL – em dezembro do ano passado – coletânea dos discursos e artigos sobre os mais variados temas. Também mostrou esboço do livro que escreve há anos sobre sua versão do impeachment. O livro, intitulado A crônica de um golpe, está em fase final de produção.
Entre os imortais, a eleição de Fernando Collor foi avaliada positivamente. De acordo com Diógenes Tenório Junior, a presença do senador e ex-presidente nos quadros da academia pode significar investimentos na estrutura e funcionamento da casa.