O governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda, vai qualificar 5 mil jovens em Alagoas através do programa ProJovem Trabalhador – Juventude Cidadã.
O programa será lançado no dia 11 de setembro pelo governador Teotonio Vilela Filho e pelo secretário do Trabalho, Regis Cavalcante, acompanhados de secretários estaduais e demais autoridades. Mais de mil jovens participantes do programa também estarão presentes. A aula inaugural acontece no ginásio do Sesc – Poço, às 10 horas.
O início dos cursos está previsto para o dia 14 de setembro e vai atingir jovens de 18 a 29 anos em alta vulnerabilidade frente ao mercado de trabalho, em 38 municípios alagoanos. As aulas serão executadas em três turnos, prioritariamente em escolas públicas estaduais e municipais.
Desenvolvido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e coordenado pela Secretaria do Trabalho, o programa é destinado a jovens que sejam membros de famílias com renda per capita de até um salário mínimo e tenham concluído os ensinos fundamental ou médio.
As inscrições já foram realizadas e todos os 5 mil jovens serão beneficiados com uma bolsa no valor de R$ 100,00 durante seis meses de execução dos cursos, lanches e todo o kit aluno – composto de material didático.
Para que esse programa fosse implantado em Alagoas, representantes do MTE estiveram em Maceió para uma mobilização com todos os envolvidos, com o objetivo de orientar e analisar todo o procedimento da ação.
“Fomos aos 38 municípios discutir com os prefeitos a adequação de espaços e explicar o que é o ProJovem Trabalhador, e como funciona”, ressaltou a diretora de Qualificação da Secretaria do Trabalho, Rita Romeiro.
O ProJovem Trabalhador do governo estadual será realizado em parceria com a Iniciativa Privada, o que vai facilitar e possibilitar a inserção dos jovens no mercado de trabalho após o término das ações. De acordo com o secretário Regis Cavalcante, essa parceria será necessária para oferecer melhores condições e estrutura durante a condução dos cursos em Alagoas.
O Programa – O ProJovem Trabalhador tem como objetivo oferecer oportunidades formativas, inovadoras e criativas de desenvolvimento pessoal, para que os jovens participantes possam construir um caminho ao exercício pleno da cidadania, mediante sua formação integral, por meio de ações de qualificação socioprofissional para inserção na atividade produtiva.
Carga Horária – O programa será desenvolvido em 350 horas/aula e terá a carga horária distribuída em 24 semanas, sendo destinadas 100 horas/aula para qualificação social e 250 horas/aula para qualificação profissional. A carga horária será distribuída em 24 semanas, sendo 15 horas/aula por semana.
Qualificação Profissional – Os cursos foram identificados com base nos arcos ocupacionais. Os mesmos serão desenvolvidos em consonância com a demanda do mercado de trabalho local (atividades econômicas do município).
São cursos para a área de agroextrativista, alimentação, arte e cultura, construção e reparos (revestimentos e instalações), gráfica, pesca/piscicultura, telemática, transporte, turismo e hospitalidade, e gestão pública.
Ao término do programa, que tem o prazo de execução de seis meses, a meta da Secretaria do Trabalho é inserir 1.500 jovens no mundo de trabalho em Alagoas.
Municípios envolvidos – Água Branca, Anadia, Arapiraca, Barra de Santo Antônio, Boca da Mata, Branquinha, Cacimbinhas, Campo Alegre, Campo Grande, Canapi, Colônia Leopoldina, Coqueiro Seco, Coruripe, Delmiro Gouveia, Feliz Deserto, Girau do Ponciano, Jacuípe, Jequiá da Praia, Joaquim Gomes, Maragogi, Marechal Deodoro, Matriz do Camaragibe, Novo Lino, Olivença, Palmeira dos Índios, Penedo, Piaçabuçu, Porto de Pedras, Santa Luzia do Norte, São Luiz do Quitunde, São Miguel dos Campos, São Miguel dos Milagres, Satuba, Tanque D’Arca, Taquarana, União dos Palmares e Maceió.