O Chelsea, da primeira divisão do Campeonato Inglês, foi proibido de registrar qualquer novo jogador nas próximas duas janelas de transferências, afirmou a Fifa nesta quinta-feira.
A punição foi dada após disputa contratual envolvendo a transferência do jogador Gael Kakuta do clube francês Lens, em 2007.
"O Chelsea está proibido de registrar qualquer novo jogador, nacionalmente ou internacionalmente, pelos próximos dois períodos consecutivos de registro, seguindo a notificação da presente decisão", afirmou a Fifa, que também não isentou o jogador de culpa no caso e determinou que o atleta de 18 anos ficará suspenso pelos próximos quatro meses.
A decisão efetivamente significa que o clube inglês não pode registrar novos jogadores até janeiro de 2011.
O Chelseafoi acusado de aliciar o jovem francês a aceitar rescindir seu contrato com o Lens para passar a atuar com a camisa do Chelsea.
"A Câmara de Resolução de Disputas entendeu que o jogador violou o contrato com o clube francês. Da mesma forma, considerou que o Chelsea induziu o jogador a essa violação", completou o comunicado da Fifa.
O único beneficiado com a medida foi o Lens, principal vítima da transação. O clube francês receberá uma indenização, paga pelo atleta e pelo time londrino, de ¿ 780 mil. O Chelsea ainda pode recorrer da decisão.