Para alegria de alguns e decepção de outros, o ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) cancelou a viagem que faria para Maceió na próxima terça-feira, dia 8.
De acordo com informações da Assessoria de Imprensa do CNJ, a viagem foi cancelada em razão da sessão plenária de terça-feira e da missa de sétimo dia do ministro Carlos Alberto Menezes Direito, no mesmo dia. Ainda não há informações sobre uma nova data para a vinda do ministro a Alagoas.
Em Maceió, o ministro participaria no Tribunal de Justiça de Alagoas da assinatura de um termo de cooperação técnica do Projeto Integrar, cujo objetivo é facilitar o acesso do cidadão aos serviços do Judiciário.
A visita do ministro estava sendo aguardada com expectativa desde ontem, quando o desembargador Orlando Manso anunciou que estudava um pedido de intervenção federal na Assembleia Legislativa de Alagoas.
O pedido seria em razão de Manso ter duas determinações suas descumpridas pela Mesa Diretora da Casa que, amparada em um decreto aprovado na sessão de quarta-feira, se ‘absteve’ de afastar do cargo o deputado Cícero Ferro (PMN). A expectativa era que esse, e outros assuntos, pudessem ser discutidos pessoalmente com o presidente do STF.