Com uma enorme ajuda de um zagueiro adversário, que fez dois gols contra, a Itália derrotou a Geórgia por 2 a 0, neste sábado, fora de casa, em jogo válido pelo grupo 8 das eliminatórias europeias à Copa do Mundo de 2010. Com o resultado, a Azzurra segue na liderança da chave com 17 pontos, um à frente da Irlanda que, também neste sábado, derrotou o Chipre fora de casa por 2 a 1.
Depois de um primeiro tempo sem muitas emoções, Georgia e Itália voltaram com tudo para segunda etapa. Logo aos oito minutos, Dvalishvili, em impedimento não marcado pelo juiz, acertou uma linda cabeçada para o time da casa. No entanto, Buffon fez uma defesa espetacular e salvou a pátria italiana.
Na sequência, a Azzurra foi à frente e o meia Palombo arriscou de fora da área. No meio do caminho, o zagueiro e capitão georgiano Kaladze, que defende o Milan, desviou de cabeça e acabou marcando contra o próprio patrimônio.
Kaladze faz mais um contra
Atrás do marcador, a Georgia se lançou ao ataque e abriu espaços para os contra-ataques do time do técnico Marcello Lippi. E aos 22, após cruzamento de Criscito, Kaladze foi tentar cortar a jogada e, de forma bisonha, colocou, mais uma vez, a bola dentro da rede.
Iaquinta em ação pela seleção italiana diante da Georgia
Em outro jogo do grupo 8, a Bulgária, de virada, goleou Montenegro por 4 a 1 e segue na briga por uma vaga (está em terceiro lugar com 11 pontos).
De acordo com o regulamento das eliminatórias europeias, os primeiros colocados dos nove grupos se garantem na Copa. Os oito melhores segundos colocados disputam uma repescagem em novembro pelas últimas quatro vagas do continente.
Como o grupo 9, da já classificada Holanda, conta apenas com cinco equipes (os outros possuem seis), na hora do cálculo para se determinar os oito melhores segundo colocados será excluído os jogos contra o último de cada uma das chaves de 1 a 8.