Os coordenadores de Vigilância Sanitária do Nordeste participam nesta quarta-feira (9), do Fórum em Vigilância Sanitária, como parte das ações diretas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O evento, que será realizado no Maceió Mar Hotel, a partir das 8h30, contará com a participação da diretora da Anvisa, Maria Cecília. A iniciativa visa discutir as novas políticas de vigilância sanitária em relação ao comércio farmacêutico.
O diretor da Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde, Paulo Bezerra, destacou que as farmácias representam instituições de saúde e, por isso, não devem comercializar outros produtos, uma vez que, seus clientes são pacientes. “As farmácias terão seis meses para se adequar a nova norma da Anvisa, que dificulta o acesso a medicamentos nas lojas, compras por telefone e pela Internet", afirmou o diretor.
Ele acrescentou, ainda, que os remédios não poderão ficar mais expostos nas prateleiras, mesmo que seja um simples comprimido para dor de cabeça. "A medida visa aumentar o controle sobre as vendas nos estabelecimentos e desestimular a automedicação”.
Os representantes de vigilâncias sanitárias de outros estados estarão apresentando durante o fórum as experiências bem sucedidas e, que devem ser seguidas pelas demais. O evento está acontecendo em todas as regiões do Brasil, já foram realizados fóruns no Norte e em novembro será vez da Região Sul. No mês de dezembro, todos os coordenadores de Vigilância Sanitária estarão reunidos em Brasília, durante o fórum Nacional.