O combate à corrupção e ao desvio de recursos em Alagoas ganha mais um aliado na próxima semana. Na segunda-feira (14) instituições que fiscalizam o uso de dinheiro público formam parceria por meio da Rede de Controle da Gestão Pública. A Rede será lançada com a presença do governador de Alagoas, Teotônio Vilela, do prefeito de Maceió, Cícero Almeida, do auditor André Luis de Carvalho, do TCU, e da procuradora-chefe da República em Alagoas, Niedja Kaspary.
As entidades formam o Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas (Focco-AL) e agora aderem à Rede de Controle, uma iniciativa nacional para fortalecer a integração entre órgãos de fiscalização e controle.
Além de viabilizar a atuação coordenada e a troca de informações entre os integrantes, a Rede também propõe o fortalecimento do controle social como forma de atuação preventiva no combate à corrupção, desenvolvendo instrumentos para conscientização, estímulo e colaboração da sociedade.
O Fórum é aberto a qualquer interessado. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas antecipadamente pela internet, no portal do TCU, www.tcu.gov.br, ou no local do evento, antes da abertura.
Os trabalhos do TCU no estado geraram benefício superior a R$ 56 milhões em 2008, entre condenações a pagamento de multas, ressarcimento aos cofres públicos e economias proporcionadas pelas fiscalizações do Tribunal.
O I Fórum Rede de Controle em Alagoas acontece no dia 14, das 9h às 12h no Auditório do Palácio República dos Palmares, no Centro.