O senador Renan Calheiros, líder do PMDB no Senado e presidente do partido em Alagoas, participou na manhã desta sexta-feira, 11, em Arapiraca, do ato de filiação de lideranças locais aos quadros do partido. A solenidade aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores com a presença do prefeito Luciano Barbosa, do presidente do PMDB em Arapiraca, José de Macedo, entre outras autoridades políticas, empresariais, sindicais e comunitárias do município. De acordo com José de Macedo mais de 100 novos filiados assinaram a ficha nesta sexta.
Entre os novos filiados estão o advogado e juiz aposentado, José Firmino, os empresários Wilton Malta (presidente da Federação do Comércio do Estado de Alagoas); Adoniran Guerra (ex-vereador e ex-deputado estadual); Vera Lúcia da Silva, presidente do CDL; o coordenador de Comunicação da prefeitura, Yale Fernandes, além de lideranças sindicais e comunitárias do município. A solenidade foi aberta pelo presidente do PMDB em Arapiraca, ex-vereador José de Macedo, filiado ao partido há mais de 30 anos.
Trajetória de luta
Em seu discurso, o senador Renan Calheiros relembrou a trajetória de crescimento do PMDB em Alagoas e no Brasil, lembrando que o partido se consolidou nacionalmente por ser um dos pilares da luta contra o regime militar e a volta da democracia ainda com a sigla MDB. Para ele, a filiação de lideranças tão expressivas na sociedade de Arapiraca ao PMDB, acontece em um momento em que o partido está oxigenando seus quadros em Alagoas e implantando setores importantes, como o PMDB Mulher, o braço da Fundação Ulysses Guimarães, etc.
Renan elogiou ainda a administração do prefeito Luciano Barbosa em Arapiraca, que em sua avaliação é um dos melhores quadros que o partido dispõe não só em nível de Alagoas, mas em nível nacional, lembrando que Barbosa exerceu no segundo governo Fernando Henrique o cargo de ministro da Integração Nacional. Aproveitando sua presença em Arapiraca, Renan deu uma boa notícia ao prefeito e a toda sociedade local, que foi o empenho de R$ 14 milhões através de uma emenda de bancada para obras de saneamento básico em todo o município.
“Quero nessa oportunidade, mais uma vez reafirmar todos os meus compromissos com o povo de Arapiraca e com o prefeito Luciano Barbosa. Vamos viabilizar mais três milhões de reais para a continuação das obras do Lago da Perucaba, mais recursos para a construção do saneamento de toda Arapiraca e também buscar recursos para que o prefeito Luciano possa melhorar o estádio Coaracy da Mata e cumprir com o seu trabalho em benefício do time do ASA, clube que somente engrandece o nome de Arapiraca no cenário esportivo nacional”, disse.
Resgate da democracia
O prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, ressaltou a importância que o PMDB sempre teve na história política do município, ainda quando era o MDB. “O partido sempre se postou na luta pelo resgate da democracia e politicamente foi o partido que ajudou a criar tudo isso que hoje nós chamamos de Arapiraca. O dia de hoje vai ficar na historia do município, o senador Renan Calheiros conhece este município como a palma de sua mão e sempre teve na cidade de Arapiraca um dos esteios das suas eleições, desde a sua eleição para deputado estadual”, declarou.
“Muito me alegra em um momento como esse ver que o nosso partido está sendo oxigenado por pessoas que vêm de fora e que chegam para colaborar, para travar discussões internas que possam ajudar a melhorar o partido em nosso município e tenha certeza senador Renan que o PMDB de Arapiraca vai marchar unido para fazer vossa excelência por mais oito anos senador por Alagoas e pelo Brasil”, completou. Ainda em seu discurso, o prefeito solicitou a implantação em Arapiraca de uma subseção da Fundação Ulysses Guimarães para proporcionar cursos aos filiados locais.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Josias de Souza, também destacou o crescimento do partido em Arapiraca, agradecendo a presença do senador Renan Calheiros e reconhecendo o trabalho que ele tem feito em prol do município. “É uma honra para esta Casa receber hoje a comitiva do PMDB, comitiva essa que tem feito muito por Arapiraca, por Alagoas e pelo Brasil. É um momento muito importante para toda a comunidade de Arapiraca”, frisou Josias Albuquerque.
Boas vindas
Em nome dos novos filiados, falou o juiz aposentado José Firmino. “Sinto-me nesse instante voltando no tempo e lembrando-me dos meus primeiros passos no movimento político-partidário arapiraquense. Acompanhei grandes homens na política da nossa terra que construíram o alicerce para que Arapiraca possa ser a cidade representativa, gigante e pujante que hoje ela é. Hoje me encontro aqui retomando a minha vida político-partidária que tive que interromper por conta da minha atuação de juiz e voltando ao PMDB”, afirmou Firmino.
Diversas personalidades das áreas política, empresarial, sindical e comunitária prestigiaram a solenidade de filiação, como o médico Lenildo Amorim, diretor da Unimed local, ex-vice-prefeito Severino Lúcio, os ex-prefeitos José Barbosa, Severino Leão e João Nascimento; empresário Everton Santiago, a presidente da Associação dos Idosos de Arapiraca; Maria de Lourdes, o presidente da Confederação Geral dos Trabalhadores Brasileiros, Sérgio Cabral Barbosa, o Serjão; o presidente da Facomar, José Pastora, além de secretários municipais.
Em Arapiraca, o PMDB conta com sete vereadores: Josias Albuquerque, Tarcisio Freire, Gilvânia Barros, João dos Santos, Rogério Nezinho, Moisés Machado e Adalberto Saturnino.