A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite começa em Alagoas na próxima segunda-feira (14), nas áreas de difícil acesso dos municípios alagoanos, prolongando-se até o dia 19. Para essa etapa foram distribuídas 495.700 doses da vacina, representando um investimento de R$ 140 mil. A meta é vacinar 95% dos menores de cinco anos (0 a 4 anos 11 meses e 29 dias), o que corresponde a 330.429 crianças.
Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Leila Moraes, no sábado (19) será o Dia Nacional de Mobilização, onde uma série de ações serão realizadas nas zonas urbanas e rural dos 102 municípios alagoanos, juntamente com as secretarias municipais de saúde, com a finalidade de atingir a meta determinada pelo Ministério da Saúde. De 21 a 25 deste mês, a campanha continuará a vacinar as crianças que não compareceram.
Nos anos 80 começou no Brasil a mobilização de combate à poliomielite, com a realização anual de campanhas. O último caso de paralisia ocorreu em 1989, no município de Souza, na Paraíba. Cinco anos depois, o país obteve o certificado internacional de erradicação da transmissão autóctone do poliovírus selvagem, o que levou as autoridades de saúde a assumirem o compromisso de manter altas coberturas vacinais de forma homogênea em todos os municípios e uma vigilância epidemiológica ativa das paralisias flácidas agudas, visando evitar a reintrodução do vírus.
Cobertura
Em Alagoas, Anadia foi um dos municípios que se destacou na primeira etapa da campanha atingindo cobertura de 97,40%, índice superior ao determinado pelo Ministério da Saúde. O resultado foi possível graças o empenho da prefeitura municipal e da secretaria de Saúde, que fizeram uma série de ações para driblar as dificuldades.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Cláudia Santana, todos os obstáculos existentes não impediram os técnicos de chegarem às crianças, principalmente nos locais de difícil acesso. “Quando o veículo não conseguia chegar ao sítio ou fazenda, os profissionais iam caminhando em meio ao lamaçal, rompendo cercas e outros”.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, de 2000 a 2009, 19 países no mundo registraram casos de poliomielite, sendo quatro considerados polioendêmicos (Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão).