Conciliação: Justiça pretende resolver 800 processos em Maceió

Priscylla Régia/Alagoas24HorasPriscylla Régia/Alagoas24Horas

A Semana Nacional da Conciliação foi lançada, nesta segunda-feira, 14, pelo Poder Judiciário. A ação, que segue até sexta-feira, 18, visa resolver as pendências de mais de mil processos anteriores ao ano de 2005, cujo prazo final para julgamento será dezembro de 2009, conforme determina a Meta 2 estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Na ação serãp movimentandas Varas da Capital e do Interior e Juizados Especiais, Civis e Criminais.

"O objetivo é atender na capital alagoana 800 processos até sexta-feira. As partes foram convocadas, mas algumas pessoas, talvez por desinteresse, faltaram. Já recebemos hoje casos de processos que se arrastavam na justiça por 12 anos. A intenção é trabalhar a Meta 2, com o objetivo de nivelar ao Judiciário Nacional", afirmou uma das coordenadoras da ação, juíza Sônia Beltrão.

A Juíza Ana Florinda explica que a estagnação de processos se dá por diversos motivos entre os quais, atraso nos despachos de juízes, atraso no cumprimento de prazos processuais, ou problemas com as partes. "As vezes uma das partes morre, ou vai morar em outro país e isso dificulta o processo", disse Florinda completando, "não queremos encontrar culpados, nosso objetivo é resolver os casos", finaliza.

Abertura

Nesta manhã, a solenidade de abertura de conciliação, realizada no Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac), no prédio localizado à rua Iris Alagoense (Íris II), no bairro do Farol, contou com a presença do juiz-conselheiro do CNJ, José Adônis de Araújo.

Na ocasião, Adônis destacou a importância de uma prática de conciliação, não apenas entre os magistrados, mas também, entre todos os profissionais de Direito, como um método mais célere e eficaz de solucionar conflitos.

“Fomos treinados para um litígio judicial. Só que, a sentença finaliza um processo sem necessariamente sanar o caso. A conciliação tenta, justamente, resolver a situação de forma favorável às duas partes”, frisou.

Segundo informações da Assessoria de Planejamento e Modernização do Poder Judiciário (APMP), até o final de julho, 5782 processos referentes à Meta 2 foram julgados.

Fonte: Com Almagis

Veja Mais

Deixe um comentário