O Instituto Federal de Alagoas (ex-Cefet-AL) abre de 28 de setembro a 1º de novembro as inscrições para o exame de seleção dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, destinados os alunos que concluíram ou estão concluindo o ensino fundamental e a os cursos técnicos de forma subsequente, esses para aqueles que já concluíram o ensino médio.
As inscrições somente serão feitas pela internet, por intermédio do endereço eletrônico www.cefet-al.br/index.php/processo-seletivo/cursos-medio-tecnicos e custarão R$ 15. Segundo o presidente Copes (Comissão de Processos Seletivos), Eduardo Frigoletto, a solicitação de isenção da taxa de inscrição para os candidatos que comprovarem carência financeira deve ser feita no período de 29 deste mês a 2 de outubro.Os alunos de escolas públicas estão isentos de inscrição, porém devem comprovar este condições junto à Copes.
As provas ocorrerão no dia 22 de novembro, um domingo, no Cepa, no bairro do Farol. Estão sendo ofertadas para o próximo ano, 1141 vagas para os cursos técnicos assim discriminadas:
Cursos técnicos integrados ao ensino médio – campus Maceió: Eletrônica (70), Eletrotécnica (70), Mecânica (70), Química (70), Edificações (70) e Informática (36); campus Marechal Deodoro – Guia de Turismo Regional (80) e Meio Ambiente (80); campus Palmeira dos Índios – Eletrotécnica (70), Edificações (70), Informática (70); campus Satuba – Agropecuária (160).
Os cursos técnicos de nível médio subseqüentes dispõem de 40 vagas para Eletrotécnica, 50 para Mecânica e 40 para Química, no campus Maceió; 35 vagas para o cursos de Redes Locais no campus de Palmeira dos Índios e 30 vagas para Agricultura e mais 30 para Zootécnica no campus Satuba.
O conteúdo para os cursos técnicos integrados terá as disciplinas de Língua Portuguesa, Ciências Humanas e Matemática. Os subseqüentes terão provas sobre as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Física e Química.