O Vasco manteve a boa fase e venceu o Duque de Caxias, neste sábado, no Maracanã, por 1 a 0. A quarta vitória seguida mantém a vantagem em relação ao quinto colocado, agora o Figueirense, em 13 pontos. Faltam 12 rodadas para o fim da Série B do Campeonato Brasileiro.
Carlos Alberto marcou pela sexta vez nesta Série B, em partida que tinha mando do Duque de Caxias, mas foi disputada no Maracanã, com grande público vascaíno. Foi a nona vitória do Vasco nos últimos 12 jogos, em que ainda teve um empate e uma derrota.
O Duque de Caxias, por sua vez, pode voltar à zona do rebaixamento com o fim da rodada. Se o América-RN bater o ABC, neste sábado, no clássico potiguar, o clube carioca perde um posto na classificação.
Aos 24min do primeiro tempo, Leandro Chaves assustou o Vasco, que ia melhor na partida, mas Fernando Prass defendeu o chute perigoso. Foi o lance mais claro em uma etapa inicial de muita marcação do Duque.
Mais vibrante no segundo tempo, o Vasco rapidamente fez o gol da vitória. Aos 4min, Élton lançou Ramon que, de cara com o goleiro Vinícius, soltou a bomba – Carlos Alberto, com o gol livre, fez no rebote.
O Vasco ainda controlou bem todo o resto de segundo tempo, chegando próximo ao segundo gol já nos acréscimos. Adriano, que substituiu Robinho, fez ótima jogada invidual em contra-ataque, mas foi parado pelo goleiro do Duque de Caxias.
Na terça-feira, o Vasco tem jogo duro: recebe o Figueirense, quinto colocado. Já o Duque de Caxias viaja até Salvador e pega o Bahia no Pituaçu.
FICHA TÉCNICA
Duque de Caxias 0 x 1 Vasco
Gol
Vasco: Carlos Alberto, aos 4min do 2º tempo
Ponto Forte do Vasco
– Posse de bola e paciência para vencer o jogo
Ponto Forte do Duque de Caxias
– Marcação firme
Ponto Fraco do Vasco
– Nenhum
Ponto Fraco do Duque de Caxias
– Falta de ambição
Personagem do jogo
Carlos Alberto, do Vasco
Esquema Tático do Vasco
4-4-2
Fernando Prass; Paulo Sérgio (Fagner), Vilson, Gian e Ramon; Nílton, Mateus, Alan e Carlos Alberto; Robinho (Adriano) e Elton (Coutinho); técnico: Dorival Júnior
Esquema Tático do Duque de Caxias
4-4-2
Vinícius; Oziel, Gustavo, Santiago e Marquinho (Paulo Rodrigues); Leandro Chaves, Mancuso, Thiaguinho e Leandro Teixeira (Juninho); Tony e Gilcimar (Leandro Cruz) técnico: Gílson Kleina
Cartões Amarelos
Vasco: Fernando Prass, Paulo Sérgio, Mateus e Alan
Duque de Caxias: Oziel, Gustavo, Santiago, Leandro Chaves, Juninho
Árbitro
Pablo dos Santos Alves (RJ)
Local
Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)