Assentamentos da CPT recebem energia elétrica

Durante toda a manhã desta quinta-feira (1º), a diretoria da Companhia Energética de Alagoas (CEAL) e membros da Comissão Pastoral da Terra (CPT) estiveram reunidos no prédio sede da empresa. O coordenador da CPT, Carlos Lima, reivindicou novas ligações elétricas em onze assentamentos do Litoral Norte e da Zona da Mata do Estado. Entre as diversas solicitações, a CPT pede – pela primeira vez – o fornecimento de energia para os assentamentos Jubileu, localizado em São Miguel dos Milagres e Irmã Dorothy, em Porto de Pedras.

Juntos, eles somam a instalação de 30 unidades consumidoras, que a CEAL vai atender através do Programa Luz Para Todos, do Governo Federal. Ficou acertado que a Companhia visitará estes dois assentamentos, considerados mais urgentes, nas próximas terça (6) e quarta-feira (7). Outra solicitação da CPT foi a troca da energia monofásica por trifásica, para atender ao bombeamento de água para a irrigação agrícola. De acordo com uma programação estabelecida entre a CEAL e a CPT, a Companhia vai atender a todas as reivindicações solicitadas pela Comissão que são de sua responsabilidade.

“As instalações elétricas serão feitas em assentamentos que possuem pelo menos casas de taipa. Por razões de segurança as moradias de lona ou de palha não receberão nenhuma instalação”, destaca o engenheiro da CEAL Vladimir Abreu.

A previsão é de que até maio de 2010 todos os onze assentamentos já estejam devidamente energizados. “A nossa reunião foi bastante produtiva. Vamos agora esperar que a CEAL cumpra o que acabamos de fechar”, diz o coordenador da CPT, Carlos Lima.

Do lado de fora da reunião, havia mais de 200 trabalhadores rurais a espera do resultado acordado. Os trabalhadores da Comissão Pastoral da Terra invadiram o prédio da Companhia às 8h e foram embora às 12h05.

Fonte: Assessoria Ceal

Veja Mais

Deixe um comentário