Inscrições para festival de música na reta final

AssessoriaEdberto Ticianeli, curador do UniFest Cesmac.

Edberto Ticianeli, curador do UniFest Cesmac.

Começou a contagem regressiva para o encerramento do período de inscrições do Festival Universitário de Música do Cesmac (UniFest Cesmac) que vai até o próximo dia 9. Para participar do evento cultural é necessário preencher uma ficha de inscrição disponível no site do Cesmac (www.cesmac.com.br) e entregar na sede do DCE ou no Núcleo de Projetos de Extensão (NPE) do Centro Universitário Cesmac*.

A ficha deve ser entregue acompanhada de cópias autenticadas da carteira de identidade, CPF e comprovante de pagamento da mensalidade, além de um arquivo digital no formato WMA da música candidata.

E apontando para a diversidade estética, vários estilos musicais vêm sendo observados entre os candidatos já inscritos. Os ritmos vão desde o rock, à MPB, transitando pelo samba. “Não temos preconceito. Todos os estilos são bem-vindos”, diz o produtor cultural Edberto Ticianeli, curador do UniFest Cesmac.

De acordo com ele, o principal objetivo da iniciativa cultural do Cesmac é o de promover o resgate dos antigos festivais de música, responsáveis pelo lançamento de vários artistas hoje consagrados no cenário musical brasileiro.

“Os festivais de música tinham forte apelo popular nos anos 60 quando as TVs brasileiras passaram a explorar o filão dos programas de auditório. Havia muita torcida do público e grande competição entre os artistas envolvidos”, diz Ticianeli, mencionando que esses eventos eram verdadeiras provas de fogo para seus participantes.

“No auge da ditadura militar, os festivais ganharam contorno político porque muitas músicas inscritas traziam conteúdo contestador e por causa disso houve forte repressão e censura nesses eventos nas décadas seguintes. Os movimentos estudantis foram proibidos de organizá-los durante muitos anos, e a promoção dos festivais universitários de música ficaram sob a responsabilidade das reitorias. Por causa disso a capacidade de mobilização foi se perdendo ao longo do tempo”, reflete Edberto Ticianeli, responsável pela organização do Festival Universitário de Música da Universidade Federal de Alagoas de 1981.

Sem a áurea de protesto e do discurso pela liberdade, Ticianeli aposta em novas motivações artísticas para atrair os jovens músicos nos festivais de músicas contemporâneos como o UniFest Cesmac. “O avanço da tecnologia digital tornou mais acessível a produção e o consumo de música. Antes só as grandes gravadoras detinham a tecnologia necessária para gravar os discos e recursos financeiros para divulgar o trabalho dos artistas. Hoje, com o custo baixo dos equipamentos e a Internet é possível produzir discos de alta qualidade com ótimos arranjos e fazer sucesso de forma independente, despontando na rede mundial dos computadores”, analisa.

Assim mesmo, Edberto Ticianeli acredita que os festivais continuam sendo boas oportunidades para revelar o talento artístico de jovens músicos. “O UniFest Cesmac dialoga com a linguagem contemporânea. A votação é pela Internet e promete mobilizar toda comunidade universitária do Cesmac”, afirma, mencionando que as músicas inscritas no festival serão pré-avaliadas pela Comissão Organizadora do UniFest Cesmac e em seguida disponibilizadas no Portal do Cesmac, no período entre 13 e 30 de outubro, para serem julgadas pelos alunos da instituição. Cada um pode votar uma única vez pela Internet.

As 15 músicas mais votadas estarão automaticamente classificadas para a grande final no dia 20 de outubro e apresentadas em um show que será promovido no Centro Cultural e de Exposições de Maceió que marcará o encerramento do 2º Congresso Acadêmico do Cesmac. Os finalistas escolhidos pelo voto estudantil serão avaliados por um júri especial composto por cinco personalidades do meio cultural alagoano. Os vencedores ganharão prêmios, entre eles cópias de CDs com as gravações das 15 músicas concorrentes.

Mais informações: NPE Cesmac – 3215-5094

Fonte: Ascom Cesmac

Veja Mais

Deixe um comentário