Horas antes da assembleia que deve deliberar pelo fim da greve dos bancários em Alagoas, uma medida adotada pela direção do Banco Real causou mal-estar entre os trabalhadores em greve. A diretoria acionou a Polícia Militar para garantir a reabertura da agência localizada na Ponta Verde.
O presidente do Sindicato dos Bancários em Alagoas, Edmundo Saldanha, disse em entrevista ao Alagoas24horas que não entende a medida adotada pelo banco, que não possui respaldo jurídico, uma vez que nenhum oficial de justiça chegou ao local com qualquer determinação.
"O interdito proibitório foi concedido pela justiça aos outros bancos particulares menos ao Banco Real. Com isso, há três dias conseguimos que os funcionários aderissem à greve. Hoje, a advogada do banco utilizou a força policial para abrir apenas a agência da Ponta Verde na marra. Se viessem com o oficial de justiça junto com documento não iríamos nos impor", afirmou Saldanha.
A suspensão dos trabalhos nas agências do Real gerou um princípio de confusão entre sindicalistas e clientes no começo da semana, quando os trabalhadores decidiram aderir à greve, que completa 15 dias nesta quinta-feira, 8.
Saldanha, que se deslocou à agência temendo represálias contra os trabalhadores, disse que não entende a postura do banco, uma vez que se fosse para garantir o atendimento dos seus clientes seria mais eficiente reabrir a agência do Centro e não em um bairro nobre.
Nenhum representante do banco se pronunciou sobre a presença do aparato policial no local, que seria para resguardar a integridade e o funcionamento da agência.
Os bancários de Alagoas participam a partir das 19h desta quinta-feira, 08, de uma assembleia geral, na sede da entidade, que visa discutir as propostas da Fenaban, Banco do Brasil, Caixa Econômica e Banco do Nordeste, assim como deliberar sobre o fim da greve da categoria.
Caixa Econômica
Saldanha acrescentou que o sindicato fez um acordo com a superintendência da Caixa Econômica Federal (CEF) para garantir o abastecimento dos caixas eletrônicos por conta do pagamento dos funcionários públicos estaduais neste fim de semana.