As áreas de pesquisa e de extensão do Centro Universitário Cesmac* atravessam fase positiva repleta de projetos, parcerias e investimentos. Até amanhã (dia 16) o Núcleo de Projetos de Extensão (NPE) está recebendo inscrições para o processo seletivo dos novos projetos a serem implantados em 2010.

E a procura é crescente entre os membros da comunidade acadêmica do Cesmac, tanto que a diretoria da instituição ampliou em quatro o número de bolsas oferecidas, atingindo um total de 20 projetos para o ano que vem.

“A grande vantagem dos projetos de extensão é a troca promovida entre os professores e alunos da instituição com a comunidade em geral. Trata-se de uma grande prova de fogo na qual o aluno tem a possibilidade de colocar em prática os conhecimentos obtidos na sala de aula, enfrentando o desafio de interagir com pessoas e dilemas reais. Do outro lado, a própria comunidade também é beneficiada porque pode usufruir dos conhecimentos obtidos pela comunidade acadêmica”, afirma a professora Vera Romariz, coordenadora do NPE.

Segundo ela, este ano os projetos de extensão envolveram 16 professores e 51 alunos de todas as faculdades do Cesmac. “As experiências e os resultados de cada um dos projetos desenvolvidos este ano poderão ser conferidos durante a programação do segundo Congresso Acadêmico do Cesmac que será realizado entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro, no Centro Cultural e de Exposições de Maceió”, conta Vera.

Entre os projetos a serem apresentados no evento acadêmico do Cesmac, está o programa de prevenção ao uso de drogas realizado pela professora doutora Aldenir Feiosa dos Santos e mais quatro estudantes da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (FCBS) que percorreu escolas da rede pública e privada de Maceió. “O diferencial da nossa abordagem entre os jovens é que, ao invés de mostrarmos as sensações e efeitos provocados pelos entorpecentes – que podem até despertar o interesse pelo uso -, nos detivemos nos danos causados à saúde, mostrando como cada droga atua negativamente no corpo dos usuários”, diz a professora.

Iniciação Científica – Outra área que está em plena expansão no Cesmac é o Programa Semente de Iniciação Científica (PSIC). O núcleo praticamente atingiu sua meta de 2010 para o número de bolsas de pesquisa. “Pretendíamos atingir um total de cem bolsas até o ano que vem e já vínhamos pleiteando um apoio maior entre os nossos parceiros que são o CNPq e a Fapeal – que juntos mantém 20 bolsistas da instituição. Para nossa surpresa, ambas as instituições atenderam parcialmente o nosso pleito antes do previsto oferecendo desde já oito novas bolsas para o Cesmac”, conta a professora Enaura Quixabeira, coordenadora do Núcleo de Programa de Pesquisas (NPP), do qual faz parte o PSIC.

Atualmente, o programa de iniciação científica do Centro Universitário Cesmac detém 97 bolsas, das quais 69 são mantidas com recursos próprios da instituição, outras 15 são custeadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e 13 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Para Enaura Quixabeira, o incremento de recursos para as pesquisas da instituição é uma prova do reconhecimento da qualidade da produção científica da comunidade do Cesmac. “Outra demonstração de reconhecimento são os constantes convites que recebemos para participar de importantes eventos do calendário acadêmico e científico do país”, destaca, mencionando que três pesquisas do Cesmac foram selecionadas para serem apresentadas na sexta edição do Encontro Internacional de Produção Científica, promovido pelo Centro Universitário de Maringá (Cesumar), no Paraná, no período de 27 a 30 de outubro.

Os três projetos selecionados foram: “O registro Civil e o Reconhecimento da paternidade: Estratégias de Implantação” da aluna Sara Jamille Pereira Costa, do curso de Direito, sob a orientação da professora Ana Florinda Dantas; “O Inquérito Soroepidemiológico da Brucelose em Granjas Suínas em Alagoas”, do estudante Marcelo Araújo Silva, do curso de Medicina Veterinária, sob orientação do professor Rômulo Valença; e a pesquisa sobre “A Prevalência de Alterações de Comportamento em Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Familiar em Maceió”, da estudante de Psicologia, Priscilla Canuto, sob a orientação do professor Liércio Pinheiro.

Vale ressaltar que o Cesmac foi convidado pelo terceiro ano consecutivo para participar da reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Na 61ª edição do evento, realizada no último mês de julho, na Universidade Federal do Amazonas, três alunos da instituição marcaram presença com a apresentação de três trabalhos científicos. Além destinar cerca de R$ 300 mil anuais apenas para o pagamento de bolsas para estudantes e professores do PSIC, o Cesmac também arca com todas as despesas dos pesquisadores em eventos científicos e acadêmicos.

Segundo Enaura Quixabeira, uma universidade está fundamentada no tripé: ensino, pesquisa e extensão. “Considerando a tradição e a trajetória do Cesmac, só faltava à instituição consolidar seus programas de pesquisa e extensão. Hoje esta etapa já está superada. Por isso costumo afirmar que o Cesmac já é uma universidade de fato, só falta ser de direito”, diz.

Veja Mais

Deixe um comentário