O menino que teria voado em um balão nos EUA foi achado com vida, informou nesta quinta-feira a polícia do Colorado. Falcon Heene, 6 anos, estava dentro de uma caixa na garagem de uma casa. As autoridades acreditavam que o menino estava a bordo de balão de gás que voou por cerca de 2 horas a mais de 2 mil metros de altura.
O irmão do menino disse ter visto ele entrar na aeronave e levantar voo. No entanto, quando o balão tocou o solo, depois de 2 horas no ar, não havia ninguém dentro.
O balão construído pela família estava nos fundos da casa, conforme contaram os outros três filhos. Para as autoridades, existe a possibilidade de o garoto ter se assustado com a partida do balão e temendo represália de algum familiar ter se escondido.
Pouso
O balão tocou o solo após uma acidentada viagem de mais de 2 horas, no Estado do Colorado, onde foi montado um forte esquema de resgate médico para, no caso do garoto estar no interior do balão, prestar o auxílio necessário. No entanto, nada disso foi necessário porque logo se confirmou que não havia ninguém no balão em formato de cogumelo.
Enquanto voava pelo céu do Colorado, o artefato era seguido por vários helicópteros. Inicialmente, a porta-voz do condado de Larimer, Eloise Campanella, disse que o balão de gás quente poderia alcançar uma altitude superior a 3 mil metros e assegurou que o menor se encontrava nele.
A Polícia avisou às Autoridades de Aviação dos EUA (FAA, na sigla em inglês) para que localizassem o equipamento nos radares, já que poderia interferir nos trabalhos do aeroporto de Denver.
Casos semelhantes
No dia 20 de abril de 2008 o padre Adelir Antônio de Carli tentava voar de Paranaguá (PR) com destino a Dourados (MS) amarrado a balões de gás hélio. No entanto, condições atmosféricas desfavoráveis o levaram para a costa de Santa Catarina. O corpo do padre foi encontrado dia 3 de julho, no litoral do Estado do Rio de Janeiro.
O aventureiro milionário Steve Fosset, o primeiro homem a voar sozinho ao redor do mundo sem paradas, foi dado como desaparecido após um voo sobre o deserto de Nevada, nos EUA.