O governador Teotonio Vilela Filho lança nesta segunda-feira (19), às 15h30, o Selo Unicef Município Aprovado 2009-2012, no Palácio República dos Palmares, com a presença de gestores dos 102 municípios alagoanos. Na ocasião, o governador vai anunciar parceria com o Unicef para a redução da mortalidade infantil e melhoria dos indicadores sociais do Estado. A solenidade conta ainda com a presença do coordenador Regional do Unicef, Salvador Soler, e a articuladora do Selo em Alagoas, Ana Azevedo.
Na solenidade, os representantes do Unicef vão apresentar a metodologia da nova versão do Selo para prefeitos, Conselhos Municipais e Estaduais dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselhos Estaduais de Segurança Alimentar e Nutricional, Saúde, Assistência Social e Educação, além da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Universidades Estadual e Federal e diversas entidades voltados à causa.
Segundo a secretária adjunta da Assistência e Desenvolvimento Social e coordenadora do Comitê Estadual do Pacto Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido, Juliana Vergetti, essa metodologia possui respaldo internacional. “O Selo é um reconhecimento dado aos municípios pela melhoria da qualidade de vida da Criança e do Adolescente”, afirmou. Ela explicou que técnicos e consultores do Unicef irão trabalhar de forma integrada com os municípios, a fim de implantar as ações, atendendo as peculiaridades de cada um.
Para isso, serão feitas oficinas, capacitações, seminários, encontros e conversas de grupos, além da distribuição de materiais com dados e diagnósticos das regiões. Segundo ela, o governador Teotonio Vilela não tem medido esforços para aplicar, em médio prazo, a metodologia do Selo nos 102 municípios de Alagoas, e não apenas nos 71 já em vigência. “Esse é exatamente o papel do Estado, construir comitês estaduais para mobilizar os municípios em prol dessa causa”, disse Juliana.
A articuladora do Selo em Alagoas, Ana Azevedo, alertou que as inscrições somente podem ser feitas até o próximo dia 30, nos sites www.unicef.org.br e www.selounicef.org.br.
“Visamos trabalhar em conjunto para até 2012 melhorar os índices negativos relativos à criança e ao adolescente do Semiárido alagoano e dos municípios convidados. Nenhuma das entidades pode mudar a situação da criança sozinha. Esse trabalho depende da união de todos os segmentos da sociedade, das secretarias municipais, estaduais, federais e, inclusive, mundiais”, destacou a articuladora do Selo em Alagoas, Ana Azevedo.
De acordo com ela, o trabalho que o Selo Unicef realizará até 2012 vai identificar os indicadores negativos dos municípios com o intuito de revertê-los. “O Selo vai certificar de que forma o município cresceu e se suas crianças e adolescentes possuem todas as condições necessárias para viver bem”, reforçou.