A vereadora e ex-senadora Heloísa Helena (PSOL) chegou logo cedo – às 9 horas – à sede provisória da Câmara Municipal de Maceió, em Cruz das Almas, para depor na Comissão de Ética dos vereadores. Heloísa Helena responde um processo movido pela vereadora Tereza Nelma (PSB) por tê-la chamado de “porca trapaceira e ladra de prótese de criancinhas”.
Nelma afirma que a colega quebrou o decoro parlamentar. A vereadora do PSB já depôs na Comissão de Ética e o processo pode se encerrar hoje com o depoimento de Heloísa Helena, sendo então elaborado o parecer da Comissão e encaminhado para o plenário. Tereza Nelma cobra a cassação de Heloísa Helena.
Heloísa Helena antecipou sua defesa, conforme o presidente da Comissão de Ética, Marcelo Gouveia (PRB). Em entrevista ao Alagoas24Horas, a ex-senadora disse que só responde a este processo porque “tem gente na Câmara Municipal de Maceió que quer fazer inovação”. “Quem é ladrão não responde na Comissão de Ética. Quem é assassino, não responde. Mas, quem não gosta de bandido – como eu – é que vai. Eles querem é criar subterfúgios para me calar, mas não vão conseguir”, complementou a ex-senadora.
A vereadora do PSOL não afirmou se estaria levando documentos que comprovam denúncias contra Tereza Nelma. “Não vou falar sobre isto”, disse. Heloísa Helena deixou a entender ainda que há outros políticos – não vereadores – que estariam interessados em sua cassação e citou uma frase do revolucionário Mirabel (1768): “Ele já dizia, ‘vã falar ao seu patrão que eu estou aqui pela vontade do povo. Eu não saio nem sob fuzil’”. O recado foi direcionado a Tereza Nelma.
A ex-senadora disse ainda que o processo na Comissão de Ética foi inflado pelas questões eleitorais de 2010. “Se alguém acha que isto me tira de 2010 está enganado. Isto só me dá mais força”, finalizou. A vereadora Heloísa Helena pode sair candidata ao Senado Federal no próximo ano.
O relator do processo contra Heloísa Helena, Galba Novaes (PRB), disse estar tranquilo. “A Tereza Nelma já foi ouvida. A Heloísa teria até mais tempo, mas quis apresentar sua defesa hoje, que pode ser por escrito ou em sustentação oral. Vamos ouvi-la e dar continuidade. Não posso firmar uma data para a votação acontecer em plenário, porque são citadas entidades no processo e pode existir a necessidade de diligências da Comissão de Ética para que mais alguém seja ouvido”, disse Novaes.
Noves também afirmou que será “isento em seu parecer”. O vereador negou que questões políticas ou as recentes desavenças com Tereza Nelma venham a influenciar em seu parecer. “Não tenho rivalidade com ninguém. Eu me sinto totalmente isento para fazer este relatório e submetê-lo ao plenário da Câmara de Vereadores de Maceió”, finalizou.
O presidente da Comissão de Ética, Marcelo Gouveia, acredita que o depoimento de Heloísa Helena seja o último passo. “A Tereza Nelma já foi ouvida. A Comissão ouve hoje a Heloísa Helena e vamos confrontar as informações. O plenário será soberano nesta questão e em votação única deve decidir se vai haver ou não punição”, concluiu Gouveia. O depoimento deve se estender por toda manhã de hoje.