As tomadas e os plugues de aparelhos elétricos produzidos no Brasil estão sendo padronizados. Consumidores, fabricantes e comerciantes vão ter um tempo para se adaptar ao modelo novo.
Com 15 tipos de tomadas e plugues no mercado, nem sempre o consumidor acerta. “Quando você chega em casa e vai plugar, você vê que não é a mesma coisa, aí você sai pra comprar a tomada certa, isso aconteceu várias vezes”, disse o produtor de eventos Aldir Campos.
Pra não acontecer mais, o Inmetro padronizou os modelos, apresentados nesta terça-feira. Os novos plugues são de dois ou três pinos. E as tomadas que antes eram planas, agora são assim.
O novo sistema, segundo o Inmetro, vai trazer principalmente mais segurança ao consumidor na hora de ligar um aparelho à tomada. Isso por causa de uma cavidade. Ao plugar, o nosso dedo não encosta na parte por onde passa a corrente elétrica.
“A energização do pino, do plugue, só ocorre quando ele estiver totalmente encaixado nessa cavidade sextavada, o que impede o choque elétrico”, explicou Alfredo Lobo, diretor de qualidade do Inmetro.
Outro detalhe importante: os plugues de aparelhos com maior potência não encaixam nas tomadas feitas pra receber uma carga menor. O que diminui o risco de um curto-circuito.
Aparelhos com plugues antigos não poderão ser mais fabricados nem importados a partir de janeiro de 2010.
A comercialização nas lojas será permitida até julho de 2011. Já o prazo para a venda de tomadas fora do padrão vence antes: em janeiro de 2011.
De acordo com o Inmetro, oito em cada dez aparelhos vendidos hoje se encaixam às novas tomadas.
Pra quem tem equipamento antigo, a recomendação é usar um adaptador com selo de segurança.
Veja quais são os prazos do Inmetro
Aparelhos com plugues antigos:
01/01/2010 – Fabricação e importação proibidas
01/07/2011 – Fim da venda nas lojas
Tomadas no antigo padrão:
01/01/2011 – Fim da venda nas lojas