Há dez anos não são registrados casos de febre aftosa, em Alagoas. Para comemorar a data, o governador Teotonio Vilela participou, nesta sexta-feira (23), de uma cerimônia, em Penedo. Foi no município que, em 1999, aconteceu o último caso da doença no Estado.
O evento marcou também, a conclusão da segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no município. “Penedo é o primeiro a terminar de vacinar seus animais. Mas o andamento da campanha está muito bom em todo o Estado. Esperamos aumentar o índice de cobertura vacinal da última etapa, que já foi bem elevado, de mais de 95%”, declarou o governador.
O diretor-presidente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), Hibernon Cavalcante, ressaltou que a campanha de vacinação deve ser realizada até o dia 31 de outubro. “Todos os produtores de bovinos e bubalinos devem vacinar seus animais. Esse é um processo muito importante. É através dele que podemos garantir que a aftosa não volte a ser registrada em Alagoas”, lembrou.
Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal), Álvaro Almeida, os produtores já estão conscientes da participação deles no processo de erradicação da aftosa. “Mudou a consciência do produtor e o governo cumpriu o compromisso assumido, por isso o processo avançou. Passamos para risco médio e com certeza vamos conseguir a zona livre”, afirmou.
O prefeito de Penedo, Alexandre Toledo, destacou a união de produtores e governo. “Em etapas anteriores, Penedo não alcançava nem o índice de cobertura vacinal exigido. Ser o primeiro a concluir a vacinação é uma grande conquista que dividimos com o governo do Estado, Adeal e Faeal, que tem dado um apoio grande, principalmente para atingir os pequenos criadores”, comemorou.
Em Penedo, o governador participou ainda das inaugurações do memorial da área de proteção ambiental da Marituba do Peixe, de um posto de saúde, no Povoado Capela, e de uma escola, no Povoado Murici.