Com a chegada do dia de finados, o Departamento de Administração de Cemitério (DAC) tem a preocupação de todo ano preparar os cemitérios para receber o público, para isso os oito cemitérios públicos municipais passaram e continuam sempre em reformas. São eles: Cemitério de São José (Trapiche); Piedade( Prado); Nossa Senhora Mãe do Povo (Jaraguá); Santa Luzia( Riacho Doce); Nossa Senhora do Ó (Ipioca); Santo Antônio (Bebedouro); São Luiz (Tabuleiro dos Martins) e Divina Pastora (Rio Novo).
A SMCCU lembra a todos ambulantes que a comercialização de produtos só poderão ser feitas fora dos cemitérios. O Departamento tem investido na iluminação interna e externa dos cemitérios. No natal o cemitério São José tem iluminação especial quebrando o estigma de que aquele é um lugar de tristeza, e escuridão. “Hoje com uma maior iluminação, eu posso visitar meus entes queridos à noite” salientou D.Maria José, moradora e vizinha do Cemitério de São José.
Os serviços de reforma, restauração, ampliação e paisagismo nas partes externa e interna dos cemitérios foram e continuam sendo executados com verbas provenientes da contribuição da população, chamada de Fundo de Cemitério. “As reformas são contínuas, ou seja, não têm época para acabar e não são voltadas para o Dia de Finados, como acontecia anteriormente”, explicou Múcio Rocha, Diretor do Departamento Administração de Cemitérios da SMCCU. Também está se investindo no processo de drenagem, no qual a Secretaria de Meio Ambiente está acompanhando todo o processo e realizando uma análise profunda do solo.
“Nosso trabalho é voltado para a comunidade, quando terminarmos as principais reformas nos cemitérios, recomeçaremos as obras, desta vez, para recuperar os equipamentos mais simples como bancos, jardins, entre outras coisas. Hoje, temos uma visão de melhoria contínua, não trabalhamos apenas no Dia de Finados”, afirma Múcio.
Um dado importante para esclarecer a população é que de acordo com o Código de Posturas do Município de Maceió, Lei 3.583/85, depois de três anos que um cadáver for enterrado, o cemitério está fazendo a remoção dos restos mortais e relocando-os para ossários, todos eles com identificação. Com essa atitude evita a super-lotação dos cemitérios.
Segundo o diretor do Departamento de Administração de Cemitérios da SMCCU, Múcio Rocha, muitos responsáveis não têm registro ou precisam atualizar seus dados. Para quem quiser fazer sugestões ou regularizar taxas de mausoléus, jardineiras e ossários junto à SMCCU, diariamente das 8h às 14h.