O município de Arapiraca foi contemplado com uma unidade descentralizada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifal). A nova instituição de ensino será construída em terreno doado pelo governo do Estado.
A construção deverá ser concluída em 240 dias e vai promover, já no segundo semestre de 2010, processo seletivo e vestibular para preenchimento de 1.500 vagas nos três turnos. Serão ofertados os cursos de eletrônica, informática e edificações, com ensino médio técnico e cursos tecnológicos de nível superior.
Localizado na área urbana, às margens da rodovia AL-110, no bairro Itapoá, o terreno do Ifal tem aproximadamente 130 mil metros quadrados. A área a ser construída é de 5.200 metros quadrados. O projeto contempla dois blocos para administração, oito salas de aula, biblioteca, laboratórios, cantina, coordenação esportiva, auditório e subestação. O espaço externo deve contemplar ainda 84 vagas para estacionamento de veículos, motos e bicicletas. A obra está orçada em R$ 4,5 milhões e tem prazo para conclusão de 240 dias.
“Quando procurávamos uma área para construir o Ifal, o governador Teotonio Vilela indicou de pronto aquele terreno e fez a doação à União para a construção do instituto”, lembrou o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, durante a assinatura da ordem de serviço para a construção da escola federal.
De acordo com o reitor do Ifal Alagoas, Roland Gonçalves, o Ifal Arapiraca vai ofertar via vestibular, já a partir do segundo semestre de 2010, os cursos de eletrônica, informática e edificações. Segundo ele, quando estiver em pleno funcionamento, o instituto deve oferecer 1.500 vagas para os três turnos.
O Ifal Arapiraca terá como método a formação integrada, que é o ensino médio com formação técnica e a formação subsequente, para quem já concluiu o médio. São cursos com 2 e 4 anos de duração. “Este instituto vem reforçar o ensino tecnológico no interior do Estado e contribuir com o desenvolvimento da região”, considerou o reitor Roland Gonçalves.
O Ifal Arapiraca é o primeiro dos cinco campi que estão incluídos no Programa de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação para Alagoas. O projeto também contempla os municípios de Maragogi, Murici, Penedo e Piranhas. As cidades de São Miguel dos Campos e Santana do Ipanema ainda devem ser beneficiadas na terceira etapa do Plano de Desenvolvimento da Educação.
Emancipação — O município de Arapiraca comemora nesta sexta-feira (30) 85 anos de emancipação política, com ações cívicas, maratona e desfile estudantil e militar pela ruas da cidade. Toda esta semana foi dedicada à data, com atividades que incluíram a abertura da XI edição dos Jogos Escolares e a abertura do Centro de Belas Artes. A implantação do Ifal também foi comemorada como uma das conquistas do 85º aniversário.