Bienal movimenta alagoanos no fim de semana

Alagoas24Horas/ArquivoBienal encanta adultos e crianças, no Centro de Cultural

Bienal encanta adultos e crianças, no Centro de Cultural

A IV Bienal, que acontece em Maceió desde a sexta-feira, dia 31, foi a grande atração do fim de semana na capital alagoana. Para quem ainda não teve a oportunidade de ir, a boa notícia: o evento se estende até o dia 8 de novembro. A bienal ocorre no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá, e traz uma série de novidades que agradam em cheio jovens, adultos e crianças.

Para as crianças, um atrativo à parte: uma série de livros a partir de R$ 5 que encanta por conta do universo lúdico. Aos adultos, os títulos vão de literatura brasileira e estrangeira aos técnicos e científicos. De acordo com os organizadores, é uma forma de incentivar a leitura e levá-la aos mais diferentes públicos que visitam o evento de forma gratuita.

Ao todo, trezentas editoras estão envolvidas na Bienal. Serão expostos mais de 20 mil títulos, dos quais 100 serão lançados no próprio evento. Dez países participam com o objetivo de difundir sua literatura e cultura. Durante a semana, vão ocorrer palestras e mesas redondas, a exemplo do Fórum Ibero-Americano de Editoras Universitárias; II Colóquio Internacional Brasil x Áfricas: Artes, Culturas e Literaturas; e III Encontro de Gestores de Bibliotecas Públicas.

Já estão confirmadas presenças internacionais – como Ignacy Sachs (França), Ondjaki (Angola) e Juan Felipe Córdoba Restrepo (Colômbia) – e nacionais, a exemplo de Ignácio de Loyola Brandão, Rubem Alves, Ana Paula Pedro, Celso Antunes e Maitê Proença. A maioria deles ministrará palestras e estará disponível para autógrafos e bate-papo.

As novidades deste ano ficam por conta da participação do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), vinculado à Fundação Biblioteca Nacional e à Secretaria de Estado da Cultura; da instalação do maior livro do mundo, “O Pequeno Príncipe de Antoine”, de Saint-Exupéry, que mede 1,54 m de largura e pesa 250 kg; e o acesso a um caça-palavras gigante e a maior palavra cruzada direta do mundo. Além disso, o menor livro do mundo, formado por um conjunto de três livros em espanhol que contam a história do livro, com 2 cm cada, também promete despertar a curiosidade do público.

A organização do evento estima que, este ano, 130 mil pessoas visitem a Bienal, incluindo o público cativo de cerca de 40 mil alunos da rede de ensino municipal, estadual e particular que já estão com visitas agendadas através de suas escolas.

A programação completa da Bienal pode ser acessada no site www.edufal.com.br/bienal2009. Acompanhe a cobertura completa através dos portais da Ufal (www.ufal.edu.br) e do Portal Literal (www.portalliteral.com.br).

Veja Mais

Deixe um comentário