Fapeal lança calendário com fotos de Verger

DivulgaçãoPierre Verger

Pierre Verger

Uma bela surpresa. Foi isso que os pesquisadores Carmen Lúcia Dantas e Douglas Apratto prepararam para a sétima edição do Calendário Cultural 2010 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), a ser lançado às 20 horas dessa quinta-feira, na Casa Jorge de Lima, na Praça Sinimbu. Bela porque o tema escolhido foi nada menos que as fotos do antropólogo francês Pierre Verger. A surpresa: as imagens foram feitas em quatro cidades alagoanas no final dos anos 40 e início dos cinqüenta, coincidentemente todas iniciadas com a letra p, de Pierre: Palmeira dos Índios, Penedo Piaçabuçu e Piranhas.

Pierre Verger, que pisou no Brasil pela primeira vez em 1939, voltaria outras vezes, numa delas, para ficar. Depois que conheceu a Bahia, não quis mais voltar à Europa para morar, encantado com tudo que vinha dos negros, inclusive a religião. Foi no Rio de Janeiro que viu pela primeira vez um ritual de macumba, o que o marcou a ponto de ter se tornado, posteriormente, na África, um iniciado como babalaô, adivinho através do jogo do Ifá, e recebido o nome de Fatumbi, que significa “nascido de novo graças ao Ifá”, em 1953.

Mas Alagoas também chamou sua atenção, em especial o Rio São Francisco e o modo de viver em seu entorno. Tipos físicos, canoas e velas, feiras, religião, a vegetação, o patrimônio arquitetônico de Penedo e até o início dos trabalhos da Chesf foram registrados por sua rolleiflex. Quinze dessas imagens foram escolhidas pelos pesquisadores para compor o Calendário Cultural da Fapeal 2010. Outra coincidência: hoje (04/11/2009) Pierre Verger completaria 107 anos, se estivesse vivo. Ele morreu em fevereiro de 1996.

“Sentimos uma alegria muito grande de termos sido apresentados ao acervo de Pierre Verger sobre Alagoas desde 2006, ocasião em que escrevi um texto que fez parte do livro O Brasil de Pierre Verger, publicado pela fundação que leva seu nome”, conta a professora Cármen Lúcia. Ela explica, ainda, que após tomar conhecimento das fotos, convidou o professor Douglas Apratto para trabalharem juntos no material e compor outros trabalhos. Contatos foram mantidos com a Fundação Pierre Verger, que cedeu as fotos ao Governo de Alagoas para a confecção do Calendário da Fapeal. Além disso, os pesquisadores pretendem, ainda, lançar um livro com todo o acervo, como vem sendo feito nas edições anteriores do Calendário.

Nos anos anteriores, os temas foram: artes sacras, acervo do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, engenhos, cartões postais de Alagoas, destruição da memória e patrimônio histórico, e Rio São Francisco. O projeto é patrocinado pela Fapeal e coordenado pelo professor e historiador Douglas Apratto Tenório e pela professora e museóloga Cármen Lúcia Dantas.

Outros lançamentos

Além do lançamento do Calendário Cultural, a Fapeal lança também, no mesmo dia, só que na IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas, sua revista de divulgação científica, com tiragem de dois mil exemplares. Nela, os leitores encontrarão matérias sobre o Cais Tecnológico e o Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Alagoas (ICTAL), em fase de implantação no Estado, a posse do conselheiro da Fapeal, Dr. José Medeiros, na Academia Alagoana de Letras, Pólo Agroalimentar, Calendários Culturais da Fapeal, a homenagem ao presidente da Fapeal, Dr. Tadeu Muritiba, na Semana do Médico, o Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS), entre outros temas relevantes para a ciência, tecnologia e cultura em Alagoas.

No estande da Fapeal na Bienal estão sendo lançados ou relançados livros de 20 escritores alagoanos. A abertura da programação ocorreu no último dia 31, com os escritores Dom Fernando Iório e Milton Hênio. Além desses, já lançaram também seus livros José Medeiros, Anilda Leão, Margarida Mesquita, Frede Mesquita, Solange Lages Chalita e Lysette Gusmão Lyra. Nessa quarta-feira, será a vez de Enaura Quixabeira e Arriete Vilela. Na quinta (05/11), Maria Lúcia Nobre e José Reinaldo de Melo Paes. Na sexta-feira, Isvânia Marques, Douglas Apratto e Diógenes Tenório Junior. A agenda prossegue no sábado com lançamentos de Ângela Canuto e Maria da Pureza Amorim, e no domingo, último dia da Bienal, os lançamentos ficam por conta de Célio Costa, Fernando Gomes e Geraldo Câmara.

O estande da Fapeal fica na ala das faculdades e a sessão de autógrafos vai das 18h30 às 21h30.

Fonte: Ascom Fapeal

Veja Mais

Deixe um comentário