Precisando de uma vitória simples para avançar à semifinal da Copa Sul-Americana, o Fluminense foi a Santiago enfrentar o Universidad de Chile. Mais uma vez, Fred brilhou e a equipe carioca venceu por 1 a 0, com gol do atacante no segundo tempo. Foi o oitavo jogo de invencibilidade do Fluminense, que luta para fugir do rebaixamento no Campeonato Brasileiro.
O Fluminense foi melhor no primeiro tempo e pressionou os chilenos, ao adiantar a marcação e valorizar a posse de bola. Os cariocas levavam perigo com o trio Conca, Maicon e Fred, que se movimentavam muito e e confundiam a defesa adversária.
A primeira boa oportunidade aconteceu aos 12min, quando Maicon avançou em ótima jogada e rolou para Fred, que, com espaço dentro da área, desperdiçou clara oportunidade ao bater para fora. O Fluminense ainda levou perigo com Conca, aos 31min, mas o meia não conseguiu o domínio da bola, que o deixaria cara a cara com o goleiro Miguel Pinto.
Na segunda etapa nada mudou e o Fluminense continua buscando o resultado. Mesmo com o apoio de sua torcida, o Universidad limitava-se a se defender. Aos 14min, o trio ofensivo da equipe brasileira funcionou e o marcador foi aberto. Depois de receber passe de Conca, Maicon levantou da direita, Fred ganhou pelo alto e cabeceou no canto para inaugurar o placar.
O Fluminense continuava melhor e teve chances de aumentar o placar. Fred perdeu um gol cara a cara com o goleiro aos 32min. Logo em seguida, o assistente foi atingido por um objeto arremessado pela torcida chilena e o árbitro paralisou o confronto por alguns minutos. Na volta, apesar da pressão do Universidad e da torcida, que atirava objetos no campo, os cariocas apenas administraram a vitória e garantiram a classificação.
Agora, o Fluminense irá enfrentar o Cerro Porteño na semifinal. A equipe do Paraguai eliminou o Botafogo na última quarta-feira por 3 a 1, no Rio de Janeiro. O Fluminense é a única equipe brasileira a seguir na competição.
FICHA TÉCNICA
Universidad de Chile 0 x 1 Fluminense
Gols
Fluminense: Fred, aos 14min do 2º tempo
Ponto Forte do Universidad de Chile
Mesmo com as limitações técnicas, lutou até o fim na busca pelo gol de empate e classificação
Ponto Forte do Fluminense
A marcação por pressão no campo do time adversário, que não teve espaços para criar. Setor ofensivo, com os dribles de Maicon, a lucidez de Conca e a decisão de Fred
Ponto Fraco do Universidad de Chile
Os seguidos erros nos passes e finalizações e a lenta defesa, que não conseguiu parar o setor de criação do Fluminense
Ponto Fraco do Fluminense
O time foi afobado em momentos decisivos e desperdiçou muitas chances claras para marcar
Personagem do jogo
Fred, que marcou mais um gol decisivo para o Fluminense
Esquema Tático do Universidad de Chile
4-4-2
Miguel Pinto; Osvaldo González (Marcelo Díaz), Mauricio Victorino, Rafael Otarra e José Contreras; Felipe Seymour (Nélson Pinto), Manuel Iturra, Ángel Rojas e Edson Puch; Juan Manuel Olivera e Walter Montillo (Maurício Gómez). Técnico: José Horacio Basualdo
Esquema Tático do Fluminense
3-5-2
Rafael; Gum, Dalton e Digão; Mariano, Diogo, Diguinho, Darío Conca (Maurício) e Marquinho (João Paulo); Maicon e Fred (Alan). Técnico: Cuca
Cartões Amarelos
Universidad de Chile: Osvaldo González, Marcelo Díaz, Ángel Rojas e Mauricio Victorino
Fluminense: Fred, Diguinho e Dario Conca
Árbitro
Saul Laverni (Argentina)
Local
Estádio Santa Laura, em Santiago (Chile)