Para garantir a qualidade dos exames realizados no Laboratório Central de Alagoas (Lacen), os técnicos da rede laboratorial do Estado serão treinados sobre práticas adequadas de coleta, armazenamento e transporte de amostras biológicas. O curso irá capacitar os técnicos sobre os trâmites legais que devem ser seguidos em relação a manipulação do material biológico e será realizado na terça-feira (10) e quarta-feira, no Ritz Plaza Mar, em Maceió.
O treinamento visa garantir a qualidade da captação, armazenagem e transporte do material biológico, de acordo com o preconizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O treinamento será ministrado pelos técnicos Magliones Carneiro, José Fae, Meire Fonseca e Celi Nascimento.
“As unidades que integram a rede laboratorial do Estado devem seguir trâmites legais para que possam enviar as amostras biológicas até o Lacen de forma adequada, sob risco de que os resultados dos exames não apresentem resultados concretos”, explicou o biomédico Jean Ferro, técnico do Laboratório de Biologia Molecular do Lacen.
Por isso, o Lacen está treinando os responsáveis pela coleta, armazenamento e transporte das amostras, já que elas devem seguir critérios rigorosos de qualidade para evitar distorções que podem comprometer os serviços.
De acordo com Jean Ferro, os técnicos integrantes da rede laboratorial serão instruídos, também, sobre os critérios de rejeição das amostras que são encaminhadas para o Lacen e os efeitos das condições das amostras. “Dessa forma, as padronizações dos procedimentos passarão a ocorrer de maneira uniforme, reduzindo as não conformidades verificadas atualmente e evitando a devolução de amostras”, disse.
Municípios — Na terça-feira (10), participarão do curso os técnicos dos municípios de Atalaia, Branquinha, Cacimbinha, Cajueiro, Capela, Delmiro Gouveia, Dois Riacho, Estrela de Alagoas, Igaci, Igreja Nova, Major Izidoro, Maribondo, Matriz de Camaragibe, Murici, Olho D’água das Flores, Palmeira dos Índios, Pariconha, Penedo, Piaçabuçu, Piranhas, Porto Calvo, Porto Real do Colégio, Quebrangulo, Santana do Ipanema, São Braz, São José da Laje, São Luiz do Quitunde, União dos Palmares e Viçosa.
Na quarta-feira (11), o Lacen irá capacitar os técnicos de Anadia, Arapiraca, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Batalha, Belo Monte, Boca da Mata, Campo Alegre, Colônia de Leopoldina, Coruripe, Craíbas, Feira Grande, Flexeiras, Girau do Porciano, Jacaré dos Homens, Jacuípe, Joaquim Gomes, Junqueiro, Maceió – Laclim, Marechal Deodoro, Messias, Olho D’água Grande, Pão de Açúcar, Pilar, Rio Largo, Santa Luzia do Norte, São José da Tapera, São Miguel dos Campos, São Sebastião, Taquarana e Teotônio Vilela.